Monty Python concorre ao prêmio espanhol Príncipe das Astúrias

Candidaturas incluem argentino Les Luthiers e os cineastas asiáticos Wong Kar-Wai e Hayao Miyazaki

EFE

03 de maio de 2011 | 19h52

O Prêmio Príncipe das Astúrias das Artes 2011 será entregue na quarta-feira dividido em 35 candidaturas que incluem o elenco humorístico Monty Python, o argentino Les Luthiers, os cineastas asiáticos Wong Kar-Wai e Hayao Miyazaki, e a dançarina cubana Alicia Alonso.

A reunião do júri começou nesta terça-feira no Hotel da Reconquista de Oviedo (norte da Espanha) e prosseguirá amanhã de manhã, para anunciar finalmente o nome do ganhador ao meio-dia local.

Ao contrário do ocorrido em outras edições, as fontes próximas ao júri do prêmio não vão divulgar nenhuma informação sobre os candidatos que poderiam ter ficado entre os finalistas.

Os britânicos Monty Python e os argentinos Les Luthiers são os favoritos da filósofa espanhola Amelia Valcárcel, integrante do júri que, como ela mesma comentou, "gostaria de ver o humor premiado".

"Todos temos o Japão no coração", afirmou, por sua parte, outra componente do júri, a arquiteta italiana Benedetta Tagliabue, em relação à possibilidade de um prêmio ser conquistado por um artista japonês no ano que o país sofreu um tsunami e uma catástrofe nuclear.

Do Japão estão o arquiteto Toyo Ito, o cineasta de animação Hayao Miyazaki e o diretor de orquestra Seiji Ozawa.

O cineasta de Hong Kong Wong Kar-Wai é também candidato ao Prêmio das Artes, que nunca foi entregue a um asiático, lembrou Meinke.

A dançarina cubana Alicia Alonso, o músico catalão Jordi Savall, o cineasta aragonês Carlos Saura, o diretor de ópera napolitano Riccardo Muti e a dupla de arquitetos suíços Herzog & De Meuron também concorrem ao prêmio de Arte, organizado anualmente pela Fundação Príncipe das Astúrias, na Espanha, a indivíduos de todo o mundo que tenham produzido contribuições notáveis.

Tudo o que sabemos sobre:
Monty PythonPríncipe das Astúrias

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.