Mike Leigh e seu vaudeville operário

Maria Eugênia de Menezes, O Estado de S.Paulo

27 de agosto de 2010 | 00h00

Os Penetras. Peça do diretor Mauro Vedia estreia neste sábado no Teatro Jaraguá        

 

 

 

 

 

 

O diretor Mauro Vedia admite: sua relação com Mike Leigh já é quase obsessão. Primeiro, o uruguaio radicado em São Paulo montou A Festa de Abigaiu, mais famoso dos textos teatrais do diretor e autor britânico. Depois, em abril deste ano, adaptou Êxtase. E, agora, apresenta sua versão para Os Penetras.

Com apresentação para convidados marcada para amanhã, e estreia para o público a partir de domingo, a peça é um dos textos mais cômicos do cineasta de Segredos e Mentiras. Foi escrita em 1988 e marca uma incursão do dramaturgo por dois gêneros clássicos: o vaudeville e a farsa. "Na verdade, a peça é uma paródia de tudo isso", explica Vedia. "Mike Leigh parte de uma situação pretensamente simples, da comédia mais rasteira, para tratar de conflitos ideológicos profundos."

Conflitos que surgem no alvorecer da sociedade de consumo, durante os anos 1980. Na Inglaterra, durante a era Thatcher, alguns operários ascendem socialmente, cria-se uma classe de novos-ricos. Enquanto isso, o velho proletariado, que permaneceu estático em seu lugar, assiste deslumbrado a tudo aquilo que o dinheiro pode comprar e que lhes será sempre negado.

Assim como nas obras anteriores de Leigh, o mote não poderia ser mais prosaico: um empregado de uma empresa de dedetização resolve invadir a casa do patrão durante as festas de fim de ano. Não contava com o retorno do chefe, que resolvera voltar antes da hora da estação de golfe, nem com o aparecimento súbito de seu filho, que roubara as chaves de casa para um encontro furtivo com a namorada.

A situação serve para disparar uma série de encontros e desencontros, com direito a muitas entradas e saídas de dentro dos armários, como em uma ligeira comédia de variedades francesa.

OS PENETRAS

Teatro Jaraguá. Rua Martins Fontes, 71, tel. 3255-4380.

6ª, 21h30; sáb., 21 h; dom., 19 h.

R$ 50/ R$ 60. Até 28/11.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.