Mercados e luzes celebram o Natal

República Checa

, O Estado de S.Paulo

04 de novembro de 2010 | 00h00

Em Praga, o Natal tem contornos de conto de fadas. Milhares de luzinhas animam o cenário medieval e diversos mercados marcam presença. Neles, encontram-se ótimas sugestões de presente, entre velas e peças de artesanato do interior do país. Nas barracas de comidas e bebidas, os artigos mais procurados são especialidades locais como castanhas assadas e licor de mel. As feiras de

Natal costumam começar no fim de novembro e se estendem até 2 de janeiro. Informações: czechtourism.com

Alemanha

Mercados de Natal proliferam por todo o País a partir do fim do mês. Nas cidades minuciosamente enfeitadas e repletas de atrações, são vendidos artesanato e guloseimas especiais para a festa. A medieval Nuremberg, na Baviera, faz sua feira há três séculos. Nas igrejas góticas e barrocas, turistas se deleitam com concertos natalinos. Berlim também tem cerca de 60 feiras de Natal. A maior e mais conhecida é a Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche, com bijuterias, vinhos e outros produtos.

Mais: visitealemanha.com

Estados Unidos

Não é à toa que tantos filmes mostram Nova York em tempos de Natal. Por todos os Estados Unidos, a data inspira uma farta decoração, mas a metrópole do norte representa mesmo o ápice desse costume. A Big Apple vira um festival de luzes, com uma incrível árvore no Rockefeller Center - neste ano, ela será acesa no próximo dia 30. Toda a Manhattan se veste para a ocasião, emoldurada geralmente pelos flocos de neve que costumam cair nessa época, para deixar completa a magia natalina.

Site: discoveramerica.com

França

Nesta época do ano, Paris faz valer o apelido, com uma iluminação que realça a beleza de sua arquitetura. O Arco do Triunfo e a Avenida Champs-Elysées estão entre os chamarizes da decoração. Já Strasbourg, na Alsácia, conserva traços germânicos nas construções góticas e na tradição natalina - a região foi disputada pela França e pela Alemanha. No Marché de Noel, com início no fim deste mês, há produtos artesanais, pinheiros decorados, concertos e espetáculos de dança.

Mais informações: franceguide.com

Canadá

Do lado francês do país, as cidades promovem animados mercados de fim de ano. Para quem sonha com um Natal branco, Quebec não decepciona: logo depois do Halloween, em 31 de outubro, começam as preparações para as festas. Na feira do Vieux-Port, encontram-se vinhos, artesanato e especialidades culinárias. Já no centro antigo da cidade, é montado um mercado nos moldes alemães. Montreal também exibe uma linda decoração e tem diversas feiras natalinas.

Informações: br.canada.travel

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.