Memórias citam Shelley e Byron como 'monstros'

Memórias citam Shelley e Byron como 'monstros'

DESCOBERTA

Raquel Cozer, O Estado de S.Paulo

03 de abril de 2010 | 00h00

O primeiro livro integralmente dedicado a traduções para o português de poemas do romântico Percy Bysshe Shelley (1792-1822) sai no mesmo momento em que uma descoberta coloca sua já nem tão ilibada reputação no centro das atenções no Reino Unido. Foram localizados numa biblioteca fragmentos de um livro de memórias em que Shelley e seu amigo Byron são descritos por Claire Clairmont (1789-1879), uma das pessoas mais próximas dos dois, como homens de natureza "mentirosa, cruel e traidora". Claire era meia-irmã da escritora Mary Shelley, com quem Percy era casado. Viveu com o casal uma relação amorosa liberal e, ainda na adolescência, teve um filho bastardo de Byron. As memórias foram escritas quando Claire tinha mais de 70 anos e inclui trechos amargurados como "sob a influência da doutrina do amor livre, vi os dois maiores poetas da Inglaterra virarem monstros". O achado derruba a imagem dela como defensora de Shelley e será incluído em Young Romantics, que sai em maio por lá. Já a antologia recém-lançada no Brasil chama-se Sementes Aladas (Ateliê Editorial) e teve tradução a cargo de John Milton e Alberto Marsicano.

CONVIDADA

Americana na Flip

A norte-americana Lionel Shriver, autora do romance Precisamos Falar Sobre o Kevin, premiado com o Orange em 2005 e publicado por aqui pela Intrínseca, estará na Festa Literária Internacional de Paraty deste ano, em agosto. Os nomes já anunciados pela organização são Salman Rushdie, Colum McCann, William Boyd, Abraham B. Yehoshua, Terry Eagleton e Azar Nafisi.

ON DEMAND

Wikipédia impressa

A loja Singular, da Ediouro, tem planos de começar a pôr nas livrarias em maio os frutos mais bem-sucedidos de uma parceria recente com a empresa alemã PediaPress, que desenvolveu uma tecnologia com a qual o usuário monta livros usando conteúdo da Wikipédia. Quem organiza os artigos tem o nome estampado na capa, mas não recebe nada caso alguém venha a comprar o volume, impresso sob demanda.

*

A Singular tem os direitos de distribuição de títulos do gênero na América Latina, porém as vendas ainda são inexpressivas. Em março, foram vendidos só 30 volumes - os "hits" são guias de turismo e títulos sobre a Copa do Mundo. O valor varia conforme a quantidade de páginas - um livro de 200 páginas, por exemplo, sai por R$ 30. A empresa admite que é preciso pensar numa "estratégia de preços mais competitiva".

CINEMA

Glauber na Argentina

A editora argentina Caja Negra comprou da Cosac Naify o direito de tradução de 44 textos, entre ensaios e artigos de jornais, escritor por Glauber Rocha (foto abaixo). Os escritos foram selecionados entre dois títulos da Coleção Glauberiana - Revolução do Cinema Novo, que inclui análises sobre a produção latino-americana, e O Século do Cinema.

MUDANÇA

Contrato com a Rocco

Um dos criadores da pequena Não Editora - que lança autores no Sul do País -, Antonio Xerxenesky, de 25 anos, fechou contrato com a carioca Rocco. O acordo inclui a reedição de Areia nos Dentes (lançado em 2008 pela Não Editora), um livro de contos (já quase finalizado) e outro romance. O gaúcho segue, com isso, os passos do amigo Daniel Galera, que comandava em Porto Alegre a independente Livros do Mal quando assinou com a Companhia das Letras.

QUEDA

Depois de Harry Potter

A gigante editorial inglesa Bloomsbury viu suas vendas caírem de 100 milhões de libras em 2008 para 87 milhões em 2009. Foi o segundo ano seguido de declínio, desde que, em 2007, a editora lançou a última versão em capa dura de Harry Potter - naquele ano, as vendas chegaram a 150 milhões de libras. A avaliação do grupo é de que os resultados são "fortes" e foram alcançados em "condições difíceis de mercado". Entre os trunfos para 2010 está uma edição com novo design da série... Harry Potter.

QUADRINHOS

Em território de guerra

Num momento em que grandes editoras entram na disputa pelo mercado de HQs no País, a Quadrinhos na Cia. garantiu um dos títulos mais badalados de 2009. Trata-se de Notas sobre Gaza, na qual o cartunista e correspondente de guerra Joe Sacco mistura representações de entrevistas com memórias de interlocutores. Sai em julho, com tradução de Alexandre Boide.

Mais vendidos

Ficção

1.A CABANA

William P. Young

Sextante

(Última 1º/83 semanas)

2.O SÍMBOLO PERDIDO

Dan Brown

Sextante

(Última 3º/19 semanas)

3.O MAR DE MONSTROS

Rick Riordan

Intrínseca

(Última 6º/9 semanas)

4. AMANHECER - LIVRO 4

Stephenie Meyer

Intrínseca

(Última 8º/39 semanas)

5. O LADRÃO DE RAIOS

Rick Riordan

Intrínseca

(Última -*-/6 semanas)

6.O LADRÃO DE RAIOS

- EDIÇÃO ESPECIAL

Rick Riordan

Intrínseca

(Última 4º/7 semanas)

7.A BATALHA DO

LABIRINTO

Rick Riordan

Intrínseca

(Última 2º/6 semanas)

8.DIÁRIOS DO VAMPIRO

- A FÚRIA, VOL. 3

L.J. Smith

Record

(Última 5º/5 semanas)

9.A MALDIÇÃO DO TITÃ

Rick Riordan

Intrínseca

(Última 9º/8 semanas)

10. ALICE - AVENTURAS NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Lewis Carroll

Jorge Zahar

(Última -*-/3 semanas)

Não-ficção

1.SE ABRINDO PRA VIDA

Zibia Gasparetto

Vida e Consciência

(Última 1º/17 semanas)

2.COMER, REZAR, AMAR

Elizabeth Gilbert

Objetiva

(Última 4º/103 semanas)

3.POR QUE OS HOMENS AMAM AS MULHERES

PODEROSAS?

Sherry Argov

Sextante/GMT

(Última 3º/32 semanas)

4.GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA HISTÓRIA DO BRASIL

Leandro Narloch

Leya Brasil

(Última 5º/11 semanas)

5.O MONGE E O EXECUTIVO

James C, Hunter

Sextante

(Última 2º/251 semanas)

6.AS VIDAS DE CHICO

XAVIER

Marcel Souto Maior

Planeta do Brasil

(Última -*-/1 semana)

7.FAÇA O QUE TEM

DE SER FEITO

Bob Nelson

Sextante/GMT

(Última 8º/2 semanas)

8.MENTES PERIGOSAS

Ana Beatriz Barbosa Silva Fontanar

(Última 10/59 semanas)

9.MAIS VOCÊ - 10 ANOS

Ana Maria Braga

Globo

(Última 6/17 semanas)

10.O VERDADEIRO PODER

Vicente Falconi

Indg Tecnologia

(Última 7º/15 semanas)

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.