02 de julho de 2010 | 06h00
Leandro Quintanilha
SÃO PAULO - Há sempre um espetáculo de Shakespeare em cartaz. Na semana passada, por exemplo, estreou a versão de Aderbal Freire-Filho da tragédia Macbeth, com Renata Sorrah. Mas é raro ver Medida por Medida na programação. Encenada pela primeira vez em 1604, esta comédia sombria foi escolhida pelo Grupo Folias para uma montagem jovem. E pode soar como novidade.
A sinopse lembra a de uma farsa. Em um contexto de corrupção e libertinagem, o Duque de Viena incumbe um nobre rigoroso do controle da cidade enquanto viaja. Mas o substituto se revela tão corrupto quanto seus governados, sem saber que o duque se mantém por perto, disfarçado de monge. Parece Molière, mas é Shakespeare.
O espetáculo integra o projeto ‘Êxodos - O Homem Cordial’, em que atores do elenco principal atuam como diretores. ‘Medida por Medida’ ficou a cargo do ator Val Pires, que dirige 12 jovens artistas remanescentes de ‘Querô - Uma Reportagem Maldita’. "Ensaiamos um ano", diz o diretor estreante. "É uma montagem ao mesmo tempo clássica e moderna, uma mistura", acrescenta, sem detalhar suas escolhas estéticas.
O texto foi traduzido por Fabio Brandi Torres para a montagem. Com ajustes. "Pequenas aproximações", explica o diretor, "para que o texto converse melhor com o público de hoje". "Se não cabe na boca do ator, não cabe no ouvido da plateia", argumenta o tradutor no material de divulgação. Então, mesmo que já conheça Medida por Medida, a peça pode parecer inédita para você.
Medida por Medida - ONDE: Galpão do Folias (77 lug.). R. Ana Cintra, 213, Santa Cecília, 3361-2223. QUANDO: 5ª a sáb., 21h; dom., 20h. 80 min. Até 26/9. QUANTO: R$ 10/R$ 30.
Encontrou algum erro? Entre em contato