McCafee trata da mídia superficial no livro 'Exclusiva'

Annalena McCafee é uma profissional de destaque no meio jornalístico inglês. Foi editora de suplementos literários e assinou para o jornal "The Guardian" uma série de perfis literários. Em 1994, quando era editora de livros do "Financial Times", entrevistou o futuro marido Ian McEwan. Na época, o autor de "Reparação" era casado com Penny Allen. Annalena teve de esperar um ano pelo divórcio, acompanhando o doloroso processo da custódia dos filhos adolescentes do casal, William e Gregory, que acabaram sendo criados por McEwan e ela.

AE, Agência Estado

27 de junho de 2012 | 11h02

Annalena McCafee é uma mulher de fibra. Superou duas vezes o câncer, aos 20 e aos 30 anos, apoiou o marido quando a primeira mulher fugiu com o filho mais novo para a França e, sem medo de ter um premiado romancista concorrente em casa, estreia como autora de livros para adultos com "Exclusiva", após publicar oito livros infantis, alguns traduzidos para o francês, o alemão e o holandês.

A autora, casada há 15 anos com McEwan, foi editora do "Guardian Review" até julho de 2006. Passou 30 anos militando na imprensa e foi jurada de importantes prêmios literários (o Orange Prize, entre outros). Experiente, ela conta, em "Exclusiva", como viu as mudanças nos grandes jornais após o advento da internet, mas não de forma ensaística. É por meio do embate entre uma veterana repórter e uma novata que a escritora descreve o sórdido mundo dos tabloides ingleses, alguns processados por invadir a privacidade de pessoas públicas.

As duas representam duas gerações e dois estilos de jornalismo. Tamara, a mais jovem, é encarregada de traçar o perfil de Honor, espécie de Oriana Fallaci da imprensa inglesa. Inexperiente e também ignorante, faz perguntas impertinentes que irritam sua entrevistada. Annalena McCafee conta essa história com muito humor no romance "Exclusiva" (The Spoiler), que chega nesta quarta às livrarias. A autora vem para a Flip com o marido Ian McEwan. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

EXCLUSIVA

Autora: Annalena McAfee. Tradução: Angela Pessoa, Luiz Araújo.

Editora: Companhia das Letras (418 págs., R$ 54).

Obra deve chegar nesta quarta às livrarias

Tudo o que sabemos sobre:
literaturaAnnalena McCafee

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.