PUBLICIDADE

Mauricio de Sousa homenageia pesquisadoras brasileiras do coronavírus

Ester Sabino e Jaqueline Goes de Jesus sequenciaram genoma do coronavírus e receberam homenagem da MSP

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Mauricio de Sousa Produções divulga nesta sexta-feira, 6, uma homenagem à pesquisadora Ester Sabino e à bioquímica Jaqueline Goes de Jesus: com traços das personagens Magali e Milena, elas viraram personagens da Turma da Mônica depois de decifrar o genoma do coronavírus em 48 horas após o registro do primeiro caso da doença no Brasil.

A ação Donas da Rua da História, da MSP com apoio institucional da ONU, busca inspirar meninas e mulheres a ganharem mais espaço nas ciências, nas artes ou nos esportes. Veja a homenagem a seguir, adiantada com exclusividade pelo Estadão:

A homenagem da Turma da Mônica para as pesquisadorasEster Sabino e Jaqueline Goes de Jesus, que senquenciaram o genoma do coronavírus Foto: Mauricio de Sousa Produções

PUBLICIDADE

O feito das pesquisadoras permite compreender a dispersão do coronavírus e a detectar mutações que possam alterar a evolução da doença. Isso pode ajudar no desenvolvimento de vacinas e de tratamentos. Ester Cerdeira Sabino é professora do Departamento de Moléstias Infecciosas da Faculdade de Medicina da USP e diretora do Instituto de Medicina Tropical da USP, e a bioquímica Jaqueline Goes de Jesus faz pós-doutorado sob orientação de Ester.

“É incrível ver duas mulheres cientistas tendo destaque com o trabalho que realizaram", diz Mônica Sousa, criadora do projeto e diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, em nota. "Nossa representatividade quanto mulheres deve estar em todos as áreas de atuação. São mulheres como elas que buscamos evidenciar. Enaltecer o papel delas no campo da ciência, é fundamental para inspirar e incentivar meninas e mulheres."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.