Marilyn, em papéis que marcaram

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Por Luiz Carlos Merten
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Monstros S.A.16H05 NA GLOBO(Monsters, Inc). EUA, 2001. Direção de Peter Docter, David Silverman.A energia de Monstrópolis, a cidade dos monstros, é alimentada pelos gritos das crianças. Mas quando uma delas, destemida, invade o local, é todo um mundo que corre o risco de entrar em colapso. Simpática animação da Pixar correalizada por Pete Docter, que depois faria melhor - sozinho - em Up, Altas Aventuras. Reprise, colorido, 106 min. Balada Para Uma Rainha23H30 NA CULTURA (Ballade Pour Une Reine). França, 2012. Direção de Don Kent.O jubileu do reinado de Elizabeth II é o ponto de partida para uma investigação sobre a realeza e a sociedade britânicas. De que maneira uma espelha a outra? Feito de entrevistas e documentos de época, o documentário de Don Kent fornece um interessante contraponto à ficção de A Rainha, de Stephen Frears, que deu o Oscar para Helen Mirren. Reprise, colorido, 90 min.O Mergulho0H30 NA TV BRASIL Brasil, 2009. Direção de Silvio Margarido.A capital do Acre e sua relação com o rio que a viu crescer. O diretor Margarido entrevista moradores de Rio Branco e encena curiosas histórias que eles (e elas) contam. Reprise, colorido, 52 min.TV Paga O Homem do Planeta X17H45 NO TCM(The Man From Planet X). EUA, 1951. Direção de Edgar G. Ulmer, com Robert Clarke, Margaret Field, Raymond Bond, William Schallert.No momento em que o Instituto Cultural Itaú promove a mostra Cinema de Bordas, a fantasia de Edgar G. Ulmer vem mostrar que cinema autoral e barato está longe de ser uma invenção recente. A história passa-se nas Highlands escocesas, onde aterrissa um ET que, a princípio parece benigno, mas que logo revela suas intenções destruidoras. Feito com quase nada, o filme é considerado um exemplo daquilo que Ulmer fazia de melhor - atmosfera, roteiro, invenções visuais, o cara era poderoso. Não é à toa que esse austríaco que estudou arquitetura e filosofia, e fez teatro com Max Reinhardt, entrou para a história como um dos gigantes do filme B. Reprise, preto e branco, 70 min.Quanto Mais Quente Melhor19H45 NO TELECINE CULT(Some Like It Hot). EUA, 1959. Direção de Billy Wilder, com Jack Lemmon, Tony Curtis, Marilyn Monroe, Joe E. Brown, George Raft.Completam-se no domingo 50 anos da morte de Marilyn Monroe e o canal TCM anuncia uma maratona de filmes interpretados pela loira que virou ícone de sexualidade na tela. Amanhã, volta ao cinema a comédia famosa de Billy Wilder, mas você pode optar por vê-la hoje - antes - na rede Telecine. Na Chicago dos gângsteres, anos 1920, os músicos Jack Lemmon e Tony Curtis testemunham o massacre de São Valentim. Perseguidos, disfarçam-se como mulheres e integram a orquestra de senhoritas em que Marilyn toca banjo. A entrada dela em cena, a câmera direcionada para seus quadris na estação de trens, é antológica. Considerada não apenas a melhor comédia de Wilder, mas a melhor comédia de Hollywood, em todos os tempos - numa votação promovida pelo American Film Institute -, aborda a questão sexual de forma inédita na época e provocadora, até hoje. A frase final de Joe E. Brown, o Boca Larga, ao descobrir que 'Daphne' é homem (Lemmon), virou emblemática - "Ninguém é perfeito", ele diz. Mas esta comédia - já virou lugar-comum afirmar - é. Reprise, preto e branco, 119 min.Como Ser Solteiro22 H NO CANAL BRASILBrasil, 1998. Direção de Rosane Svartman, com Rosana Garcia, Marcos Palmeira, Heitor Martinez.Jornalista metido a intelectual não tem sorte com as mulheres. Amigo que se dá bem com elas lhe ensina a bossa da conquista e o herói narra sua nova vida num livro que vira best-seller. Em plena Retomada, há 14 anos, o cinema brasileiro ainda engatinhava em busca do sucesso de público. Boas piadas, muitas participações especiais - Bussunda, Cláudia Jimenez, Antônio Pitanga, Gerald Thomas, Pedro Bial etc. Reprise, colorido, 93 min.Os Desajustados22 H NO TELECINE CULT(The Misfits). EUA, 1961. Direção de John Huston, com Clark Gable, Marilyn Monroe, Montgomery Clift, Thelma Ritter, Eli Wallach.O último filme de Marilyn e também de Clark Gable, o astro que era chamado de 'rei' em Hollywood. Foi escrito especialmente para ela pelo dramaturgo Arthur Miller, com quem a 'blonde' se havia casado. A história passa-se em Reno, onde é fácil se divorciar. Marilyn faz mulher sofrida que se envolve com caubóis modernos, que tentam domá-la, como fazem com os cavalos selvagens. O grande Huston construiu toda uma obra em torno do tema da validade do esforço e da inevitabilidade do fracasso. Digamos que não foi fácil administrar o choque de egos deste elenco notável. O esforço do cineasta foi imenso, o fracasso, inevitável, mas o filme é daqueles que você não consegue parar de ver. O mais impressionante - apesar de MM, do 'Rei' e de Monty Clift, quem rouba a cena é Thelma Ritter, talvez a maior coadjuvante do cinema norte-americano. Reprise, preto e branco, 124 min.

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