Mara Zampieri reconta história do canto lírico em SP

"Minha intenção foi oferecer ao público um retrato da história da música vocal", explica a soprano Mara Zampieri, que se apresenta hoje no Teatro São Pedro, em São Paulo. Figura lendária da ópera italiana das últimas décadas, ela está na cidade desde o fim de semana. Nos últimos dias, tem dado aula a cantores brasileiros - e, hoje, tem a chance de mostrar no palco aquilo que tem defendido nas masterclasses: a importância da musicalidade. A presença de Mara na cidade é iniciativa do projeto Grandes Vozes, que já trouxe ao País, entre outros, Fiorenza Cossoto, Fedora Barbieri, Raul Gimenez, Elena Obraztsova e Yevgueni Nesterenko - todos grandes cantores da segunda metade do século 20 que, além de se apresentar, deram aulas a jovens brasileiros. "Estou muito feliz", diz Mara. E qual a principal mensagem que faz questão de passar aos alunos? "O problema comum que encontro nos cantores é a pouca atenção à expressão pretendida pelos compositores. Acredito que os professores brasileiros dão atenção muito grande ao aspecto técnico vocal, deixando de lado a musicalidade, sem a qual a interpretação perde." Sobre o recital, ela explica a escolha do repertório. "Nada está aqui por acaso, o objetivo foi mesmo oferecer o painel da música vocal a partir de Beethoven, de quem interpreto a ária de concerto Ah! Perfido!. Em seguida, está Rossini, L''Ultimo Ricordo, uma ária pouco conhecida, mas de sabor particular. Há então Massenet, Elegie Tristesse du Soir, e o último dos Wesendonck Lieder, de Richard Wagner, uma espécie de estudo anterior a Tristão e Isolda. Na segunda parte, começo com Tosti, Cilea, Ferrari, Cimara e Menotti, cinco autores italianos de quem gosto muito e que sempre incluo em meus recitais, fruto de longa pesquisa a que me dediquei e que resultou em um CD, Novecento Italiano: Rare Songs. Por fim, uma homenagem ao Brasil, com a ária de Fosca, de Carlos Gomes." O programa tem ainda Vissi D''Arte, da Tosca, de Puccini, e Io Son l''Umile Ancella, de Adriana Lecouvreur, de Giordano. O pianista Marco Antonio Bernardo complementa o programa com transcrições para piano-solo de trechos orquestrais de óperas como Fedora, Tristão e Isolda e Rigoletto. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. Mara Zampieri. Teatro S. Pedro (636 lug.). R. Barra Funda, 171, em São Paulo. Tel. (011) 3667-0499. 4.ª, 21 h. R$ 20.

AE, Agencia Estado

13 Agosto 2008 | 10h13

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