Reprodução
Reprodução

Manuscrito medieval com lendas de rei Artur será leiloado

A venda do romance The Rochefoucauld Grail, do século XIV, se dará em um leilão da Sotheby's

Efe

12 de novembro de 2010 | 16h18

O primeiro manuscrito medieval que narra de forma extensa as lendas de rei Artur, mago Merlin, Cavaleiros da Távola Redonda, Lancelot e Santo Graal será leiloado em dezembro em Londres.

A venda do romance The Rochefoucauld Grail, do século XIV, se dará em um leilão da Sotheby's, anunciou na quinta-feira, 11, a empresa.

 

Trata-se do maior romance de cavalaria escrito na Idade Média e seus temas - amizade, traição, ambição, façanhas e amores trágicos - formam a base de boa parte da literatura moderna.

 

As histórias da busca do Santo Graal, do rei Artur e sua corte de Camelot, e o romance de Lancelot, um dos Cavaleiros da Távola Redonda, com a rainha Genebra, deleitaram gerações de leitores e inspiraram algumas das melhores histórias contemporâneas.

 

O The Rochefoucauld Grail também impressiona por seu volume e pelas 107 ilustrações que acompanham os textos, consideradas verdadeiras obras-primas.

 

O romance descreve cenas de torneios e batalhas, aventuras dos nobres e provas de força e coragem.

O manuscrito foi produzido em Flandres ou em Artois entre 1315 e 1323 possivelmente por Guy VII, barão de La Rochefoucauld e membro de uma das famílias aristocráticas mais destacadas da França e representante em Flandres do rei Felipe V da França.

 

Os três volumes foram comprados por Sir Thomas Phillips (morto em 1872), possivelmente o principal colecionador moderno de manuscritos medievais e, depois disso, foi vendido mais duas vezes.

 

A Sotheby's espera que o romance seja arrematado por entre 1,5 milhão e 2 milhões de libras (entre US$ 2,4 milhões e US$ 3,2 milhões).

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.