Mais espaço para discussão e publicação de crônicas

Criada no ano passado por um apaixonado pela crônica, Henrique Fendrich, a revista eletrônica Rubem (rubem.wordpress.com), que ganhou esse nome para homenagear Rubem Braga (foto), está ampliando seu time de colaboradores. Quem estreia hoje é a poeta Mariana Ianelli, que já escreveu crônicas para outra publicação online, a Vida Breve. Ela escreverá quinzenalmente, como os demais autores - Domingos Pellegrino (segunda), Cyro de Mattos (terça), Elyandra Silva (quinta) e Madô Martins (sexta) já estrearam. Em breve chegam: Ana Laura Nahas (terça), Maicon Tenfen (quarta) e Daniel Zanella (domingo). Mas ainda há vagas. Jornalista da área ambiental, Frendrich diz que outra razão para criar a publicação foi poder oferecer um tipo de conteúdo que ele mesmo procurava e não encontrava. Ele edita a revista de Brasília, onde vive.

MARIA FERNANDA RODRIGUES, O Estado de S.Paulo

28 Setembro 2013 | 02h19

DIGITAL

Vai recomeçar

Depois da estreia da loja de e-book, editores voltam a ser procurados pela Amazon. O objetivo, agora, é fechar contrato para a distribuição de livros físicos, operação que a gigante americana iniciaria em janeiro.

BIBLIOTECA

Brasil afora

O Instituto Ecofuturo inaugura, até o fim do ano, cinco bibliotecas comunitárias Ler É Preciso nas seguintes cidades: Agudos (21/10), Veríssimo (24/10), Lençóis Paulistas (30/10), Itatinga (7/11) e São Leopoldo (30/11).

*

O Ecofuturo é um dos responsáveis pela campanha Eu Quero Minha Biblioteca.

SOCIOLOGIA

As lutas na Rússia

Entre os textos que integram Lutas de Classes na Rússia, volume com textos de Marx e Engels organizado pelo sociólogo franco-brasileiro Michael Löwy que a Boitempo lança em meados de outubro, está um assinado por David Riazanov, pseudônimo do historiador ucraniano David Borissovitch Goldendach, sobre a troca de cartas entre Marx e a revolucionária russa Vera Zasulitch (foto). Os esboços e a correspondência final também estarão na obra.

NEGÓCIOS

Segredos revelados

A Saraiva publica, no início de 2014, livro de Duff McDonald sobre a consultoria Mckinsey, uma das pioneiras no ramo e que emprega quase 8 mil pessoas em 85 países. Um dos segredos de seu sucesso é a discrição. Pouco se sabe sobre seus métodos, mas boa parte das maiores empresas relacionadas pela Fortune estão em seu portfólio.

SUSPENSE

Ilha do medo

O sueco John Ajvide Lindqvist, de Deixa Ela Entrar, lança, em outubro, pela Tordesilhas, A Maldição de Domaro - sobre um homem que volta à ilha onde a filha desapareceu dois anos antes. E aí começa o terror.

TERROR

Para o dia de finados

Zé do Caixão, que vai assinar o prefácio de Senhores de Salem - O Julgamento das Bruxas, de Robie Zombie e B. K. Evenson, passou pela Darkside e posou para foto com o neto Pedro (frente) e com os donos da editora Christiano Menezes e Chico de Assis.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.