
07 de março de 2014 | 11h12
Concebido pela renomada arquiteta Zaha Hadid e rotulado como “o maior prédio irregular no mundo”, o Dongdaemun Projeto Plaza & Park ( DDP) abrirá suas portas no coração de Seul no dia 21, com o objetivo de atrair mais de cinco milhões de visitantes no ano.
A estrutura futurista de curvas sinuosas com mais de 45 mil painéis de alumínio terá em seus 84.574 metros quadrados museus, auditórios, espaços comerciais e eventos internacionais relacionados a design.
“Queremos ser um centro de design em geral, tanto na Coreia do Sul quanto no leste da Ásia”, disse o diretor do DDP , Hyun Dae-hyeon, na apresentação do espaço à mídia estrangeira. O Dongdaemun Projeto Plaza & Park espera receber cerca de 5,5 milhões de visitantes a cada ano para recuperar o investimento substancial, de aproximadamente 484.000 mil milhões de wons (329 milhões de euros), para a sua construção, que começou em 2009.
O prédio é composto por cinco áreas, incluindo o Art Hall, que abrigará 5 mil metros quadrados em suas convenções, desfiles, concertos, exposições e a Semana de Moda de Seul, principal evento do setor no país. O Museu, que ocupa 7 mil metros quadrados, vai abrigar exposições permanentes e temporárias, além de uma sala com efeitos de luz e som, enquanto o Design Lab vai proporcionar um espaço para que os artistas apresentem, promovam e comercializem suas obras.
O Design Market será um espaço para compras aberto 24 horas, 7 dias por semana, em sintonia com a tradição de Dongdaemun, conhecido como “o bairro que nunca dorme”, pois muitas das suas lojas ficam abertas durante a noite.
Por fim, o Parque da História e da Cultura de Dongdaemun terá 4 mil metros quadrados de verde e galerias dedicadas a arte, história e desenho. Zaha Hadid, a projetista, se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura e também é famosa por seus desenhos de objetos do cotidiano, como móveis e sapatos. A arquiteta, de origem iraquiana, reside no Reino Unido e terá um espaço próprio no complexo, onde algumas de suas obras serão expostas. (Com informações da EFE)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.