Madrugada de aventuras na África

O Ursinho Polar

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

25 de junho de 2010 | 00h00

14H15 NO SBT

(The Little Polar Bear). Alemanha, 2001. Direção de Piet de Rycker e Thilo Rothkirch.

Animação sobre a amizade entre ursinho polar e filhote de foca. Todo mundo estranha a ligação dos dois, mas a ideia do filme é justamente promover o respeito à diferença. Simpático, senão realmente um bom programa. Reprise, colorido, 79 min.

Moonwalker

22H15 NO SBT

(Moonwalker). EUA, 1987. Direção de Colin Chilvers, com Michael Jackson, Joe Pesci, Sean Lennon, Kellie Parker.

Fiapo de história que tenta unir uma sucessão de clipes do astro Michael Jackson. Ele interpreta herói do espaço que ajuda três crianças a combater ? e a vencer ? o vilão Mr. Big e seu exército de drogados. O filme é famoso porque nele Super-Michael desenvolveu o seu passo mais famoso, chamado de Passante da Lua. O programa é obrigatório para fãs, que poderão lembrar o artista morto há um ano. Começa com o vídeo Man On a Mirror e prossegue com Smooth Criminal, Come Together, etc. Reprise, colorido, 91 min.

Sobreviventes ? Os Filhos da Guerra de Canudos

23H30 NA CULTURA

Brasil, 2007. Direção de Paulo Fontenelle.

A história da Guerra de Canudos contada por descendentes de conselheiristas, isto é, partidários de Antônio Conselheiro. O filme conta com a participação do único homem vivo que conheceu o líder messiânico e o que o diretor Fontenelle propõe é uma interessante visão sobre a guerra, a velhice e a vida no sertão. Reprise, colorido, 78 min.

Intercine

4 H NA GLOBO

A emissora exibe o preferido do público entre ? Legionário, de Peter MacDonald, filme de aventuras à moda antiga, com Jean-Claude Van Damme como homem que desafia chefão do crime em Marselha e foge para o Marrocos, integrando-se à Le4gião Estrangeira; e Alta Fidelidade, de Stephen Frears, baseado no romance de Nick Hornby com John Cusack como dono de uma loja de discos (vinis) que fala diretamente para a câmera, contando seus difíceis relacionamentos com as mulheres; Catherine Zeta-Jones e Jack Black estão no elenco.

TV Paga

Ensaio sobre a Cegueira

23H50 NO TELECINE CULT

(Blindness). Canadá/Brasil, Japão, 2008. Direção de Fernando Meirelles, com Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover, Gael García Bernal, Alice Braga, Maury Chaykin, Sandra Oh, Yusuke Yseya.

O canal tem repetido inúmeras vezes o filme que Fernando Meirelles adaptou do livro de José Saramago como homenagem ao escritor português que venceu o Prêmio Nobel e morreu na semana passada. O curioso é que Ensaio era o filme que o diretor queria fazer antes de Cidade de Deus, mas, na época, Saramago não quis lhe vender os direitos, que lhe vieram por meio de uma empresa produtora do Canadá. O filme é impressionantemente bem feito e Julianne Moore é poderosa como a mulher que mantém a capacidade de ver, quando todo mundo fica cego em consequência de um misterioso vírus. A metáfora do livro é coisa difícil de deglutir, ainda mais no cinema, mas a excelência da realização impõe respeito. Reprise, colorido, 121 min.

Curtindo a Vida Adoidado

0H10 NO TCM

(Ferris Bueller Day"s Off). EUA, 1986. Direção de John Hughes, com Matthew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara, Jeffrey Jones, Jennifer Grey.

Considerado o suprassumo da comédia no estilo do produtor e diretor John "Esqueceram de Mim" Hughes, este filme virou uma das obras mais cultuadas de seu tempo e originou uma série de TV. Os adolescentes, em especial, se identificaram com o garoto que foge da escola e é perseguido pelo inspetor de disciplina que espera flagrá-lo cometendo alguma grave infração. Dá para se divertir bastante. Reprise, colorido, 103 min.

Bellini e a Esfinge

2H40 NO CANAL BRASIL

Brasil, 2001. Direção de Roberto Santucci Filho, com Fábio Assunção, Malu Mader, Eliana Guttman, Paulo Hesse.

O detetive Bellini é contratado para investigar o que parece um simples caso de desaparecimento e se vê projetado numa trama de violência e assassinato. O filme, adaptado do livro homônimo do "Titã" Tony Bellotto, traz uma interessante descrição do submundo, especialmente dos inferninhos em que circula a garota de programa interpretada pela mulher do escritor (e uma grande estrela do audiovisual nacional), Malu Mader. Um segundo filme de Bellini está para estrear nos cinemas. Reprise, colorido, 120 min.

Hatari!

4H15 NO TELECINE CULT

(Hatari!). EUA, 1962. Direção de Howard Hawks, com John Wayne, Elsa Martinelli, Red Buttons, Hardy Krueger, Gerard Blain, Bruce Cabot.

Obra-prima de ação realizada por um dos grandes diretores do cinema. Wayne faz caçador de animais vivos (para zoológicos) na África. A trilha de Henry Mancini inclui o hit O Passo do Elefantinho, muito popular na época. Reprise, colorido, 159 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.