Livro mostra crianças do mundo e seus quartos de dormir

Imagens do fotógrafo britânico James Mollison mostram diferenças culturais e sociais.

BBC Brasil, BBC

26 de novembro de 2010 | 11h30

A relação entre crianças do mundo e os lugares onde dormem é mostrada no livro Where children sleep ("Onde dormem as crianças", em tradução livre) do fotógrafo britânico James Mollison.

Mollison passou cinco anos fotografando crianças e adolescentes para um projeto da Fabrica, um centro de criação e pesquisa da empresa italiana Benetton. Ele diz que a inspiração para o projeto veio de sua relação com o próprio quarto durante a infância.

"Percebi que minha experiência de ter um quarto que era uma espécie de reino pessoal não se aplicava à maioria das crianças", explica, na introdução do livro.

As crianças e seus quartos, muitos encontrados por acaso durante as viagens, foram fotografados separadamente. A intenção, segundo o autor, foi mostrar, de um lado, as circunstâncias culturais e materiais em que os meninos e as meninas vivem e que os tornam diferentes.

Com o retrato de cada um em um fundo neutro, Mollison diz que pretende mostrar as crianças como indivíduos iguais.

O fotógrafo lembra ainda que o livro é um instrumento para pensar sobre pobreza e riqueza e sobre o relacionamento das pessoas com seus pertences.

Ele explica que, além de ser um ensaio fotográfico para adultos, as fotos também pretendem despertarm em crianças de 9 a 13 anos o interesse pela vida de pessoas de outras culturas.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.