Edgard Garrido/Reuters
Edgard Garrido/Reuters

Livro de Carlos Fuentes sobre cinema pode ser publicado ainda este ano

Segundo viúva do escritor, ainda há vários trabalhos para serem lançados nos próximos anos

EFE

14 de maio de 2014 | 16h01

A viúva do escritor Carlos Fuentes (1928-2012), Silvia Lemus, disse nesta quarta-feira, 14, que existem vários livros do mexicano ainda por publicar. O primeiro deles, que será publicado “talvez este ano”, deve ser Pantallas de Plata (Telas de Prata), dedicado ao cinema. Em uma entrevista ao jornal mexicano El Universal, a viúva falou das obras que Fuentes deixou terminadas.

Pantallas de Plata aborda uma das paixões mais intensas de Fuentes, de acordo com Silvia, que começou quando o pai do escritor o levou para assistir Cidadão Kane, de Orson Welles, em Nova York. O pai, Rafael Fuentes, foi o primeiro guia de Carlos no mundo das artes. Um romance que o Prêmio Cervantes de 1987 estava escrevendo sobre o ex-líder guerrilheiro colombiano Carlos Pizarro, assassinado em 1990, está em processo de revisão.

::: Cultura Estadão nas redes sociais :::
:: Facebook ::
:: Twitter ::

“Não posso falar mais porque ainda não está tudo em ordem para dizer o que será publicado agora”, disse Silvia, ressaltando que a família está muito interessada na publicação dos trabalhos. Há papéis que Fuentes escreveu sobre sua infância, adolescência e juventude. Depois, devem ser publicados escritos como conferências, artigos e aulas de literatura.

Silvia reconheceu também o trabalho de Carmen Balcells, agente literária de Fuentes, que lhe parece uma “mulher formidável que cuidou muito de seus latinoamericanos”. Carmen também foi agente de Gabriel García Márquez, Julio Cortázar e outros.

Sobre Fuentes, Silvia ainda disse na entrevista que era um escritor muito disciplinado, que nunca teve a página em branco como um desafio. No dia antes de sua morte, a viúva recordou que Fuentes trabalhava ainda em um novo romance, El Baile del Centenario, não concluído.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.