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Leona Cavalli reencena Tennessee Williams

Atriz prepara-se para viver a complexa Blanche Dubois, de Um Bonde Chamado Desejo. Peça marcou a estréia profissional de Marlon Brando, em 1947

Por Agencia Estado
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Vencedora do prêmio de melhor atriz no Festival Internacional de Trieste, Itália, por sua atuação em Um Céu de Estrelas, filme de Tata Amaral e, no ano passado, do Prêmio Shell por sua atuação como Geni, a protagonista de Toda Nudez Será Castigada, de Nélson Rodrigues, a atriz Leona Cavalli prepara-se agora para viver uma das grandes personagens da literatura dramática - Blanche Dubois, personagem central de Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams. O ator Milhem Cortaz encarna o antagonista de Blanche, Stantey Kowalsky, papel que marcou a estréia profissional de Marlon Brando na primeira montagem da peça, em 1947, dirigida por Elia Kazam. Isabel Teixeira vai viver Stella, irmão de Blanche casada com Stanley e João Signorelli faz o papel do amigo Mitch. Na nova montagem, Leona repete a bem-sucedida parceria com a diretora Cibele Forjaz. Também a equipe técnica do espetáculo será exatamente a mesma de Toda Nudez, assim como o processo de criação - um mergulho no universo do autor em sete meses de ensaios. Enquanto aguarda a estréia de Um Bonde Chamado Desejo - prevista para o início do próximo ano -, o público tem uma nova chance para ver ou rever a Geni criada por Leona. Toda Nudez Será Castigada volta a partir de terça-feira à noite para uma temporada relâmpago, apenas seis apresentações, às terças e quartas, até o dia 19, no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). A nova temporada tem um objetivo especial. O cineasta Sérgio Roizenblit vai filmar o espetáculo - captando imagens de atores e público - com uma câmera digital. "Depois disso, nós faremos ainda algumas cenas externas. E pretendemos, mais tarde, converter as imagens para 35 mm, acrescentar depoimentos de Nélson Rodrigues e transformar esse material num longa metragem", diz Cibele. Mas nem mesmo esse retorno ao palco vai interromper os ensaios de Um Bonde. "Estamos ainda numa primeira leitura, a mais óbvia. Por isso, a imersão é fundamental. Os personagens de Tennessee têm passado e a compreensão desse passado é fundamental para uma interpretação em profundidade - com todas as nuances e os detalhes." Ruínas - Quando a peça começa, Blanche está chegando à casa da irmã, situada à beira dos trilhos da ferrovia, num bairro pobre, de imigrantes, em New Orleans. Blanche e Stella pertenciam a uma família de aristocratas. Quando a família arruinou-se, elas seguiram rumos diferentes. Stella casou-se com Kowalsky, um homem rude, grosseiro, descendente de poloneses. Blanche permaneceu cuidando dos velhos da família e da propriedade. Havia casado muito jovem e seu marido, homossexual, suicidara-se. Incapaz de assumir a pobreza e suas conseqüências - os valores imediatistas de quem luta pela sobrevivência -, Blanche sustenta uma atitude aristocrática, apesar de sua evidente fragilidade física e psicológica. Stanley sente-se agredido por aquela mulher refinada que se considera superior e ironiza sua rudeza. Começa, então, a investigar o passado de Blanche e descobre que ela foi expulsa do colégio onde lecionava por envolvimento com um garoto e ainda o fato de ela ter se prostituído durante um período de sua vida. Nessa altura, Blanche alimenta a esperança de casar com Mitch. Mas Stanley não só conta o passado da cunhada para o pretendente - provocando o rompimento do namoro - como ainda, numa noite de bebedeira, violenta Blanche, que enlouquece. "Sempre dependi da delicadeza de estranhos" é a famosa frase final da personagem, dita ao médico que gentilmente lhe dá o braço para conduzi-la ao hospício. Numa entrevista, o dramaturgo norte-americano definiu assim sua peça: "Um Bonde Chamado Desejo é principalmente o drama das ilusões e frustrações de uma mulher hipersensível, traumatizada por uma decepção amorosa. Frente a um homem vigoroso e verdadeiramente primitivo em sua rude espontaneidade, ela se sente ferida e, ao mesmo tempo, irremediavelmente atraída." Cibele Forjaz pretende trazer à tona, em sua encenação, as múltiplas forças em conflito na peça, representadas pela atração e repulsão entre Blanche e Stanley, seu abismo. Para Leona, a melhor definição de sua personagem está nas linhas do texto e são ditas por Blanche no momento em que Mitch destrói as lanternas de papel com as quais ela enconbrira a fria luz das lâmpadas da casa. "Não quero realismo. Eu quero magia. Sim, sim, magia. É o que tento dar às pessoas. Não digo a verdade, mas o que deveria ser a verdade", argumenta Blanche. Nesse conflito entre fantasia e realidade, Stanley representa a segunda opção. "É o personagem de minha vida", repete Milhem a frase dita para Cibele, quando soube da montagem. "Há muito tempo quero fazer esse papel. Tenho uma identificação muito forte com a rudeza e o vigor de Stanley, que ao mesmo tempo chora depois de brigar com a mulher. Esse misto de grosseria e delicadeza é difícil. Além disso, ele já foi interpretado por muitos atores. E acho fascinante o desafio de buscar ainda supreender com a minha criação de Stanley." Cibele já tem algumas idéias sobre as quais a equipe começa a trabalhar neste momento inicial de imersão. Embora privilegie os atores em seu processo de trabalho, ela não descuida da forma. "Para mim, a relação com o espaço vem primeiro. A partir disso, orientamos nossa criação." Em Toda Nudez, a diretora evitou o formato do palco italino, criando uma espécie de mandala, um círculo, com o personagem Herculano no centro e, público ao redor e os outros personagens nas bordas, movimentando-se nas diagonais, entre os espectadores. Desta vez, ela mostra uma espécie de redoma de vidro - criada pela cenógrafa Simone Mina - que delimita o espaço da encenação. "Stella e Stanley vivem num cubículo, uma casa de dois cômodos, quarto e cozinha. Daí essa idéia de cubículo e arena." Esse espaço terá uma luz fria e vai ganhando nuances de iluminação e cores na medida em que Blanche retira coisas de seu baú. Embora ainda em busca de patrocinadores, a companhia já conseguiu aprovar o projeto, orçado em R$ 600 mil, para captação através das leis de incentivo.

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