Leilão de joias de Elizabeth Taylor bate recorde: US$ 116 milhões

Coleção da atriz continha itens de alto valor, como um famoso anel de diamantes de 33 quilates

PUBLICIDADE

Por CHRIS MICHAUD
Atualização:

As renomadas joias da atriz Elizabeth Taylor arrecadaram 116 milhões de dólares em leilão, mais de o dobro do recorde para uma única coleção e estabelecendo um novo patamar para as pérolas, os diamantes incolores e as joias indianas.

PUBLICIDADE

A estimativa era que a venda dos 80 itens da coleção de Liz Taylor, realizada pela casa de leilões Christie's na terça-feira, arrecadasse cerca de 20 milhões de dólares, mas todos os artigos, desde o famoso anel de diamantes de 33 quilates, um presente de Richard Burton, até suas pulseiras de berloques foram vendidos por valores muitas vezes maiores que o previsto.

Já na metade do evento, que durou quatro horas, as joias de Liz quebraram o recorde para uma coleção de um único dono, estabelecido em 1987 pela duquesa de Windsor, cuja coleção foi vendida por pouco mais de 50 milhões de dólares.

Uma das peças mais históricas, uma pérola do século 16 de 203 grãos (equivalente a 55 quilates) no formato de uma pêra, foi vendida por 11.842.500 dólares, incluindo o valor da comissão. A joia, que pertenceu a Maria I da Inglaterra e depois às rainhas espanholas Margarita e Isabel, estabeleceu um valor recorde em leilão para uma pérola.

Burton, que se casou duas vezes com Liz, havia comprado a joia em 1696 em leilão por 37 mil dólares, e a atriz, que morreu em março aos 79 anos, encomendou a Cartier um colar de rubi e diamantes para incorporar a pérola. A estimativa era de que fosse vendida por entre 2 milhões a 3 milhões de dólares.

Uma pulseira de berloques estimada em 30 mil dólares foi vendida por 326 mil dólares, enquanto um colar de marfim e ouro ornado com medalhões conquistou mais de 100 vezes seu valor estimado de 1.500 a 2.000 dólares, sendo vendido por 314.500 dólares.

A tendência continuou até a última oferta, quando o icônico diamante da atriz, de 33.19 quilates, que Burton comprou por 300 mil dólares em 1968, foi vendido por 8.818.500 dólares, cerca de três vezes o valor da estimativa. A venda estabeleceu um recorde por quilate para um diamante incolor.

Publicidade

Os leilões para os artigos de Elizabeth Taylor continuam nesta quarta-feira, quando a alta costura da atriz, incluindo os dois vestidos usados nos casamentos com Burton, serão vendidos.

Leilões online para cerca de mil ítens estão ocorrendo concomitantemente.

(Reportagem de Chris Michaud)

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.