Leila Pinheiro lança CD com canções de Renato Russo

A música de Leila Pinheiro está distante do rock, mas próxima de Renato Russo (morto em 1996), de quem foi amiga desde 1988, quando ambos tinham 28 anos. Nesse ano, quando completa 30 anos de carreira e 50 de vida, a cantora resolveu homenagear o amigo lançando pela gravadora Biscoito Fino o disco "Meu Segredo Mais Sincero", somente com interpretações de composições de Russo e do Legião Urbana. De Belém, no Pará, sua terra natal, Leila conversou por telefone com o Jornal da Tarde, tecendo elogios ao cantor. "Ele foi um dos maiores poetas da minha geração. Achei legítimo e interessante olhar para sua obra com um olhar cuidadoso", diz. "Foi um desafio mergulhar no universo do pop-rock e traduzir isso para o meu estilo sem despersonalizar a música e a poesia", completa.

AE, Agência Estado

27 Julho 2010 | 09h02

No repertório estão 15 músicas, entre elas clássicos como "Ainda é Cedo", "Índios", "Tempo Perdido", "Pais e Filhos" e "Perfeição". Mas há também outras menos conhecidas como "Andrea Doria" e "Quando Você Voltar". Na voz de Leila, as músicas do Legião perderam a agressividade do rock e ganharam arranjos mais intimistas, como em "Metal Contra as Nuvens" e "Perfeição". "La Solitudine" entra como um dueto póstumo com Renato.

Geralmente arredios quando o assunto é a liberação das músicas do grupo, tanto Marcelo Bonfá quanto Dado Villa-Lobos aprovaram a gravação, que contou com o aval de Carmen Manfredini, irmã de Renato, que administra seu espólio. Dado, inclusive, toca violão em "Andrea Doria" e "Daniel na Cova dos Leões". Herbert Vianna também participa na guitarra em "Quando Você Voltar". "Depois de pronto, levei para a irmã de Renato ouvir e ela gostou", diz Leila, que rechaça o rótulo de cover.

O álbum traz ainda uma seleção de fotos de Leila com Renato no início da década de 90, quando ambos eram mais próximos, além do registro no estúdio do encontro dela com os convidados. A cantora pretende sair em turnê, ainda sem data marcada para o lançamento. "No show, vou incluir outras músicas do Renato que não entraram no CD", diz Leila. As informações são do Jornal da Tarde.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.