Kiarostami e dois sólidos westerns

O Noivo da Girafa

LUIZ CARLOS MERTEN, O Estado de S.Paulo

06 de maio de 2012 | 03h09

11H45 NA CULTURA

Brasil, 1957. Direção de Victor Lima, com Mazzaropi, Glauce Rocha,

Celeneh Costa, Francisco Dantas

Mazzaropi faz guarda de zoológico que transforma girafa em sua confidente. Um filme pré-jeca na carreira do cômico. Oferece a Glauce Rocha um de seus primeiros papéis, ela que foi imortalizada por Glauber Rocha como a guerrilheira de Terra em Transe. Reprise, preto e branco, 90 min.

Como Viajar com o Mala

do Seu Pai

14H05 NA GLOBO

(College Road Trip). EUA, 2008. Direção de Roger Kumble, com Martin Lawrence, Raven-Symone, Kym E Whitley.

Garota sonha ficar independente da família, mas quem diz que o mala do pai, Martin Lawrence, a deixa ir sozinha numa excursão? Ele vai junto... Com Lawrence, sempre se pode rir um pouco. Reprise, colorido, 83 min.

Abbas Kiarostami: A Arte de Viver.

21H NA CULTURA

(Abbas Kiarostami: The Art of Living). Irlanda, 2003. Direção de Fergus Daly e Pat Collins.

Críticos como Michel Ciment e amigos como o produtor e distribuidor Marin Karmitz dão seu testemunho sobre o autor iraniano e o próprio Kiarostami aparece em duas entrevistas, de 2001 e 2002. O resultado é uma imersão profunda na obra de um dos grandes do cinema contemporâneo. Reprise, colorido, 55 min.

Sou Espião

0H10 NA GLOBO

(I Spy). EUA, 2002. Direção de Betty Thomas, com Eddie Murphy, Owen Wilson, Famke Janssen, Malcolm McDowell, Gary Cole, Phill Lewis.

Remake da popular série de TV dos anos 1960 (com Robert Culp e Bill Cosby). Owen Wilson faz agente que usa Eddie Murphy como fachada numa operação secreta em Budapeste. Deu tudo errado - direção, roteiro - e o pouco interesse que o programa oferece deve-se à dupla de atores. Reprise, colorido, 97 min.

TV Paga

Sem Lei, sem Alma

17H40 NO TCM

(Gunfight at the OK Corral). EUA,

1957. Direção de John Sturges,

com Burt Lancaster, Kirk Douglas,

Rhonda Fleming, Jo Van Fleet,

John Ireland, Lee Van Cleef.

Primeiro de dois programas que farão a alegria dos fãs de westerns. Sturges reconstitui a história do tiroteio do OK Corral, mas numa época em que o cinema adotava a historiografia oficial. Wyatt Earp e seu amigo Doc Holliday eram os mocinhos e os Clantons, bandidos. Na verdade, não foi bem assim e o próprio Sturges revisou o episódio no desmistificador A Hora da Pistola, de 1967. Isso não tira a força do programa. Um filmaço. Reprise, colorido, 122 min.

O Cavaleiro Solitário

19H50 NO TCM

(The Pale Rider). EUA, 1985. Direção e interpretação de Clint Eastwood, com Carrie Snodgress, Michael Moriarty.

Clint ganhou o Oscar por Os Imperdoáveis, mas este western é tão bom quanto. É o Shane (Os Brutos também Amam) do autor, em que ele aparece como pistoleiro que atende às preces de garota e vem salvar sua cidade. Reprise, colorido, 113 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.