Juraildes vence prêmio de melhor cantor por voto popular

Vindo de Goiânia com a passagem aérea paga pelo governo local, Juraildes da Cruz desbancou os concorrentes mais conhecidos e saiu do Teatro Municipal do Rio, onde foi realizada a 21.ª edição do Prêmio da Música Brasileira, na noite de anteontem, como melhor cantor pelo voto popular. Fez par com Daniela Mercury, outra escolha dos internautas. "Por que ganhei é um mistério. Sou desconhecido, não tenho gravadora", dizia Juraildes, atônito, na saída.

AE, Agência Estado

13 de agosto de 2010 | 09h04

Caetano Veloso, Cauby Peixoto e Ney Matogrosso também receberam troféus - como Zeca Baleiro, Zezé Di Camargo & Luciano, Zélia Duncan -, mas a premiação agraciaria ainda outros nomes que o grande público ignora: o baiano Letieres Leite (arranjador de hits de Ivete Sangalo) e sua Orkestra Rumpilezz (revelação e melhor grupo instrumental), os cariocas do 4 Cabeça (grupo de MPB) e o sambista Tantinho da Mangueira (cantor de samba e CD) entre eles. "Faço um trabalho sério, não vivo de badalação", comemorava Tantinho, emocionado, finda a cerimônia.

A presença de Dona Ivone Lara, a homenageada, saudada como "sambista completa", já era prenúncio de que o samba teria vez. Não só o carioca, mas também o da Bahia - o compositor Roque Ferreira foi premiado por "Feita na Bahia", que Maria Bethânia gravou em "Encanteria" (melhor CD de MPB, sendo Bethânia melhor cantora). Cantada por Caetano ("Acreditar"), Lenine ("Alguém me Avisou") e seu parceiro Delcio Carvalho ("Candeeiro de Vovó"/ "Alvorecer"/ "Sereia Guiomar"), Dona Ivone, de 89 anos, surgiu como rainha, sentada num trono no meio do palco. Com a plateia a seus pés, disse mais de dez "obrigada" pelo tributo. Os jurados do prêmio, organizado por José Maurício Machline, são produtores e jornalistas, que ouviram quase 700 CDs. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Confira alguns destaques da noite:

Canção popular: CD O Coração do Homem-Bomba ao Vivo Mesmo - Zeca Baleiro;

Dupla: Zezé Di Camargo & Luciano;

Grupo: Trilogia;

Cantor: Cauby Peixoto;

Cantora: Rita Ribeiro;

Categoria instrumental

CD Luz da Aurora - Yamandu Costa e Hamilton de Holanda;

Solista: Yamandu Costa;

Grupo: Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz;

Categoria DVD: Luz Negra - Fernanda Takai Categoria pop/rock/reggae/hip hop/funk;

CD Rock?n?Roll - Erasmo Carlos;

Grupo: Paralamas do Sucesso;

Cantor: Caetano Veloso;

Cantora: Zélia Duncan.

Tudo o que sabemos sobre:
músicaprêmioJuraildes da Cruz

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.