Jacques Tati brilha na noite natalina

Jesus de Nazaré

UBIRATAN BRASIL, O Estado de S.Paulo

24 de dezembro de 2011 | 03h07

13 H NA RECORD

(Jesus of Nazareth). Inglaterra, Itália, 1976. Direção de Franco Zeffirelli, com Robert Powell, Anne Bancroft, Ernest Borgnine, Olivia Hussey, James Mason, Ian McShane, Rod Steiger, Michael York, Laurence Olivier, Peter Ustinov, Anthony Quinn.

A história de Jesus no longa-metragem que a emissora sempre programa para esta época - já chegou a dividi-la, aliás, em minissérie de quatro partes. Uma superprodução em que Zeffirelli está à vontade para exercitar seus exageros, em cenas que esparramam sentimentos. Um detalhe positivo é a participação de grandes atores que, apesar de interessados unicamente num bom cachê, garantem um toque de classe. Reprise, colorido, 180 min.

Moisés

16 H NA BANDEIRANTES

(Moses). EUA, Alemanha, Itália, 1995. Direção de Roger Young, com Ben Kingsley, Frank Langella, Christopher Lee, Ana Galiena, Sonia Braga.

A história de Moisés, que foi deixado bebê em um cesto em um rio e foi resgatado pela filha do faraó Ramsés até se tornar o condutor dos judeus. A história já inspirou o clássico Os Dez Mandamentos, de Cecil B. DeMille, que deixa no chinelo as versões seguintes. Esta versão, feita para TV, oferece como maior curiosidade as atrizes: Sonia Braga, eterna Dona Flor, e Ana Galiena, a mulher do cabeleireiro. Reprise, colorido, 176 min.

O Natal do Pimentinha

21H15 NO SBT

(A Dennis the Menace Christimas). EUA, 2007. Direção de Ron Oliver, com Robert Wagner, Maxwell Perry Cotton.

Garoto busca parceiro para que seu vizinho, o Sr. Wilson, não passe o Natal sozinho. Os filmes do Pimentinha beneficiam-se da simpatia do próprio personagem e contavam, antes, com o carisma de Walter Matthau. Reprise, colorido, 87 min.

Um Presente para Winky

22 H NA TV BRASIL

(Het Paard van Sinterklaas). Holanda, 2005. Direção de Mischa Kamp, com Ebbie Tam, Aaron Wan.

Animação sobre garota chinesa que vai morar na Holanda, onde descobre a existência de Papai Noel e pede ao bom velhinho um presente que até ele tem dificuldade para realizar. A emissora parece gostar desse desenho pois costuma exibi-lo mesmo em datas longe do Natal. Reprise, colorido, 90 min.

José

22H15 NA BANDEIRANTES

(Joseph). EUA, Alemanha, Itália, 1995. Direção de Roger Young, com Ben Kingsley, Martin Landau, Paul Mercurio, Monica Bellucci.

Telefilme bíblico inspirado na história de José, o filho preferido de Jacó. Com ciúmes, os irmãos o vendem como escravo no Egito. Bem produzido e com bom elenco, o filme impõe respeito, mas não tem muito mais a oferecer. Reprise, colorido, 176 min.

O Quarto Sábio

22H45 NA RECORD

(The Wisdom). EUA, 1985. Direção de Michael Ray Rhodes, com Martin Sheen, Alan Arkin, Eileen Brennan, Ralph Bellamy.

Depois de ler as Sagradas Escrituras, médico persa abandona todos os seus bens, compra três pedras preciosas e parte em busca dos três reis magos a fim de encontrar Jesus. Apesar de não os encontrar, recebe uma mensagem divina. No fim da vida, depois de 30 anos, ele descobre o paradeiro de Jesus, a caminho do Calvário. Nada de especial, mas até que vale uma espiada. Reprise, colorido, 85 min.

Os Dez Mandamentos

22H45 NO SBT

(The Ten Commandments). EUA, 2005. Direção de Robert Dornhelm, com Dougray Scott, Linus Roache, Mia Maestro, Omar Sharif.

Não espere pela faustosa versão dirigida por Cecil B. De Mille nos anos 1950, estrelada por Charlton Heston - aqui, o diretor Robert Dornhelm preferiu uma versão mais intimista, menos espetacular, da saga de Moisés e de como os judeus receberam de Deus as Tábuas da Lei. Dornhelm é diretor de prestígio. Fez filmes experimentais e até desfrutou de certa popularidade na Mostra, que o trouxe ao País. Mesmo assim, é impossível não sentir falta dos exageros de De Mille. Reprise, colorido, 174 min.

Os Seus, Os Meus e os Nossos

1H30 NA BANDEIRANTES

(Yours, Mine and Ours). EUA, 1968. Direção de Melville Shavelson, com Lucille Ball, Henry Fonda, Van Johnson, Louise Troy.

Viúvo com muitos filhos casa-se com viúva, também com muitos filhos. Formam uma verdadeira tribo, com as complicações daí decorrentes. O filme ganhou um remake em 2005, com Dennis Quaid e Rene Russo nos papéis principais que, se são inferiores a Fonda e Lucille Ball, foram dirigidos por um cineasta (Raja Gosnell, da série Scooby-Doo) mais inspirado que Melville Shavelson. Em todo caso, a diversão é garantida. Reprise, colorido, 110 min.

Carrossel da Esperança

1H30 NA TV BRASIL

(Jour de Fête). França, 1964. Direção de Jacques Tati, com Jacques Tati, Paul Frankeur, Guy Decomble, Santa Relli, Maine Vallée, Delcassan, Roger Rafal, Robert Balpo.

A vida passa calma em uma pequena aldeia do centro da França. Todos se preparam para a festa anual tão esperada. O carteiro François, após ter assistido à projeção de um filme sobre os métodos de seus colegas americanos, decide fazer uma distribuição rápida "à americana", que provocará mil incidentes burlescos. Eis uma pequena pérola, raridade em TV aberta, que exibe o talento do francês Jacques Tati (1907-1982), um dos maiores comediantes da história do cinema mundial, conhecido por seu humor visual minimalista. Imperdível. Reprise, colorido, 79 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.