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Jabor apresenta 'A Suprema Felicidade' na Mostra de SP

'O Senhor do Labirinto', ignorado pelo júri oficial do Festival do Rio, é o outro destaque de hoje

AE, Agência Estado

26 de outubro de 2010 | 09h31

Arnaldo Jabor traz nesta terça-feira, 26, parte do seu elenco para exibir A Suprema Felicidade na 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O longa, que inaugurou o Festival do Rio, estreia sexta-feira nas salas e a apresentação desta noite tem gostinho de pré-estreia. Jayme Matarazzo faz o garoto em que se projeta o diretor, que se inspira em personagens e eventos de sua família sem ser necessariamente autobiográfico. O filme é "pessoal", como diz o próprio Jabor, que regressa ao cinema após um hiato de quase 20 anos. Marco Nanini, que faz o avô, tem uma participação inesquecível, mas está preso no Rio, gravando na Globo.

Há, nesta terça-feira, um interessante leque de opções do cinema brasileiro na Mostra. São filmes de várias tendências, que espelham a diversidade da produção nacional. O melhor deles é O Senhor do Labirinto, criminosamente ignorado pelo júri oficial, no Festival do Rio, mas que recebeu o prêmio do público na Première Brasil. O filme investiga arte e loucura por meio da figura emblemática de Artur Bispo do Rosário. Flávio Bauraqui é quem interpreta o papel e o filme centra-se no período em que o Bispo esteve internado na colônia Juliano Moreira, produzindo a arte que lhe valeu reconhecimento internacional, mesmo que ainda existam críticos dispostos a se interrogar sobre se o que ele fazia era mesmo "arte".

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No catálogo da Mostra, O Senhor do Labirinto é creditado a Geraldo Motta, mas há uma disputa na Justiça - o processo corre no Rio - pela qual Gisella de Mello reivindica a coautoria do filme. Ela se queixa de que, mais uma vez, está sendo humilhada ao não ser convidada para a sessão do filme que também dirigiu. Embora tenha problemas - a maquiagem nas cenas de envelhecimento do Bispo não convence -, O Senhor do Labirinto é tão bom que será uma pena, se a disputa entre Motta e Gisella prejudicar a carreira do filme. O roteiro cria um personagem - o enfermeiro/carcereiro interpretado por Irandhir Santos; a colônia Juliano Moreira era penal - que é o primeiro a perceber a genialidade do que faz o artista. Esse reconhecimento do sublime leva a uma das mais belas cenas do filme - a Pietà, quando Irandhir acolhe nos braços o corpo do Bispo (Bauraqui).

Os outros nacionais de hoje são Boca do Lixo, de Flávio Frederico, que reconstitui a trajetória violenta de Hiroito de Moraes Joanides na São Paulo dos anos 1950 e 60, quando ele iniciou sua carreira criminosa acusado do assassinato do próprio pai. O filme baseia-se no livro que o próprio Joanides escreveu para se justificar, quando estava na cadeia. Ele foi o explosivo resultado de um coquetel de influências. Tinha o nome do imperador do Japão, seu pai, de ascendência grega, era um ortodoxo que nunca tolerou a libertinagem do filho e o desejo movia o jovem Hiroito, que se envolveu com muitas mulheres (e se tornou um dos reis da prostituição na Boca). O resultado é mais interessante pela interpretação de Daniel de Oliveira do que pela Boca revista pelo diretor, mas teve seus defensores no Festival do Rio.

Dois filmes com o pé na literatura chegam à Mostra depois de passar em Gramado. Ex Isto, de Cao Guimarães, livremente inspirado no Catatau, de Paulo Leminski, e O Último Romance de Balzac, de Gerardo Sarno. E há ainda Bróder - a periferia vista por quem veio dela (Jeferson De). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

A Suprema Felicidade - Cine Livraria. Cultura 1 - Hoje, 21h.

O Senhor do Labirinto - Cine Sabesp, 15h50.

Boca do Lixo - Arteplex 1, 22h10.

Ex Isto - Arteplex 4, 15h40.

Bróder - Arteplex 3, 14 horas.

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