Itu-SP vai receber 'Woodstock brasileiro' em outubro

Foi anunciado ontem um novo megafestival de música e artes em São Paulo, nos dias 9, 10 e 11 de outubro, numa fazenda em Itu (cerca de 100 km da capital paulista). A maior atração é a banda americana Pixies, talvez a mais influente no cenário alternativo internacional desde os anos 1990 (até os astros do grunge, como o Nirvana, beberam na fonte dos Pixies). Foram confirmadas também Linkin Park, Dave Matthews Band e Incubus.

AE, Agência Estado

17 de junho de 2010 | 09h36

O festival foi batizado como SWU Music and Arts Festival (SWU vem da expressão em inglês Starts With You - "Começa com Você"), mas já é chamado de "Woodstock brasileiro". Promete 20 atrações musicais por dia, entre bandas, DJs e artistas nacionais e internacionais. Sua estimativa é reunir cerca de 200 mil pessoas durante os três dias.

A fazenda Maeda, onde será realizado o festival, já abrigou eventos de porte, como a rave XXPerience, mas a logística deverá ser aprimorada, segundo Eduardo Fischer, promotor do festival. Haverá estrutura de camping, como no inglês Glastonbury, no dinamarquês Roskilde e no americano Coachella. Os organizadores esperam 8 mil barracas e 10 mil bicicletas.

O evento terá ainda mostra de artes ligadas ao tema sustentabilidade, com curadoria de Eduardo Srur. O artista plástico é conhecido por intervenções críticas na paisagem urbana, como a instalação de garrafas PET gigantes no Tietê, em São Paulo. Haverá também um Fórum de Sustentabilidade, com curadoria da americana Kate Dohring, fundadora do Wealth Living and Giving.

O SWU Festival é o sucessor do Festival Maquinária, que ocupou a Chácara do Jockey em 2008 e 2009 (com grupos como Faith no More e Jane''s Addiction). Fischer tem a consultoria de Michael Lang, organizador do lendário Woodstock americano - o que levou às conjecturas de que ele pretendia fazer uma edição daquela mostra no Brasil. Ele chegou a procurar o grupo Pearl Jam para o SWU, mas o vocalista, Eddie Vedder, vai se casar justamente na mesma data. Ele promete voltar a negociar para o ano que vem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
músicafestivalItu

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.