Irmãs magnéticas

Foi no século 17 que nasceu e cresceu a ideia herética de que existia um Livro da Natureza tão cheio de mensagens de Deus para os homens quanto a Bíblia. Mas foi um dos defensores mais destacados da "heresia", sir Francis Bacon, quem aconselhou a Ciência a não desprezar o que diziam os mitos e as Escrituras. Segundo Bacon, Deus se manifestava de várias formas, algumas eram apenas mais poéticas do que as outras.

VERISSIMO, O Estado de S.Paulo

15 de fevereiro de 2015 | 02h07

*

A primeira "mensagem" assim identificada do Livro secular da Natureza foi o magnetismo, que os gregos e romanos já conheciam e os chineses já usavam na navegação, mas que só começou a ser estudado a fundo pelo inglês William Gilbert, contemporâneo de Francis Bacon na corte da rainha Elizabeth I, de quem era médico. O magnetismo era a prototípica evidência de uma força invisível na Natureza, a primeira alternativa à pura vontade de Deus como algo por trás de tudo.

*

Gilbert, que chamava a força magnética de "alma" da Terra, deduziu que todo o planeta era uma pedra magnética e que os ímãs eram filhos da Terra, com quem ela compartilhava seu poder. E recorreu à linguagem poética, no caso erótica, para descrever a origem conjunta do ferro e da sua misteriosa propriedade, o magnetismo, no ventre profundo do globo, igual a "o sangue e o sêmen na geração dos animais".

*

Mas na linguagem poética dos mitos, o poder da Mãe Terra sobre o destino dos homens é anterior às descobertas de Gilbert. Vem das primeiras cavernas. São muitas as forças femininas que influenciam a vida dos homens e os atraem para a ruína ou o sucesso. Desde Eva, culpada por termos trocado o paraíso eterno pelo saber, o sexo e a morte, que elas nos norteiam e nos desnorteiam. Passando pela Esfinge com suas charadas didáticas e por todas as musas inspiradoras, sereias tentadoras, ninfas sedutoras e gerações e gerações de companheiras fiéis ou desencaminhadoras fatais que nos mantiveram no rumo ou nos desviaram dele. São todas filhas da grande mãe magnética que guia nossa passagem pelo mundo.

*

Não se iluda, portanto. Você pode pensar que tem poder sobre elas, que as domina, que dirige a sua vida como bem quer sem lhes dar satisfação - em suma, que é mais forte do que elas -, mas elas têm o que você não tem, o magnetismo do seu lado. São irmãs magnéticas que conjuram os mistérios da Terra contra os quais você não tem defesa. Em linguagem futebolística, no eterno embate entre Homem e Mulher, o Homem sempre joga na casa da Mulher. O fator campo sempre as favorece. Só nos resta a rendição.

Tudo o que sabemos sobre:
VERISSIMO

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.