Informação não é conhecimento

Vênus e Plutão em quincunce; a Lua ainda é Cheia no signo de Escorpião.

Quiroga, astro@o-quiroga.com.br, O Estado de S.Paulo

29 de abril de 2010 | 00h00

À primeira vista seria correto afirmar ser surpreendente que nos dias de hoje, a pouco mais de 50 anos da guerra que dizimou mais de 50 milhões de humanos, haja pessoas interessadas em incentivar o espírito da guerra. Porém, sob análise implacável, isso não surpreende, porque nossa humanidade confunde informação com conhecimento, o que conduz a um paradoxo: quanto mais informada é uma pessoa, menos ela conhece a vida. Conhecimento não é informação, mas a capacidade de fazer ilações, tal qual essas brincadeiras de criança de juntar os pontos até a imagem oculta ser revelada. Se nossa humanidade se esforçasse hoje em dia para juntar os pontos oferecidos pelas informações, conheceria a verdade e se libertaria da guerra para sempre.

ÁRIES 21-3 a 20-4

Busque o sucesso em nome de ter mais para compartilhar com as pessoas, tornando-se você também uma pessoa melhor. O sucesso que não tornar você alguém melhor e mais benevolente acabará se transformando em fracasso.

TOURO 21-4 a 20-5

Desta vez faça diferente: aceite as reclamações que lhe sejam feitas e analise-as com mente aberta e coração amoroso. Veja nessas reclamações a possibilidade de você se transformar numa pessoa melhor, mais inteligente.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

Seria impossível um mundo melhor sem as pessoas melhorarem a si mesmas. Por isso, antes de elevar sua voz reclamando um mundo melhor, olhe atenta e sinceramente para seu Universo interior e veja o que há por aí.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Ninguém é tão único e original quanto pretende, mesmo porque isso seria irrelevante no Universo infinito. O que importa é identificar as pessoas que pensam de forma semelhante e compartilhar com elas bons momentos.

LEÃO 22-7 a 22-8

Atreva-se a ir além da lógica dos acontecimentos, porque as reais perspectivas de progresso estão para lá de tudo o que pareceria adequado fazer. Permanecer dentro dos limites da adequação não é tão bom quanto outrora.

VIRGEM 23-8 a 22-9

Todo preconceito é uma limitação arbitrária da realidade e as pessoas que se guiam por eles só podem ser limitadas e arbitrárias também. Evidentemente, para o preconceituoso é muito difícil entender sua condição.

LIBRA 23-9 a 22-10

Cada objeto adquirido e cada relacionamento formalizado agregam tortuosidades ao labirinto existencial. Porém, também fornecem a perspectiva de libertação, que só acontecerá por livre e espontânea decisão.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Desistir de um bom relacionamento por causa dos conflitos é tomar a decisão de retomar isso no mesmo patamar com outra pessoa diferente. Relacionar-se não se conjuga em tempo futuro, mas em presente contínuo.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

A palavra harmonia foi distorcida ao ponto de evocar a imagem da imobilidade. Nada no Universo fica imóvel, apenas a constante transformação de tudo pode ser considerada verdadeira harmonia. O resto é miragem.

CAPRICÓRNIO 21-12 a 20-1

Preste reverência aos que estão acima de você, mas cuide para reverenciar a quem realmente merecer esse privilégio. Fique longe das pessoas pretensiosas, que alimentam a vaidade com a bajulação e as mentiras.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

O progresso não se dá em fases, mas é constante, só que a alma humana pensa que esse apenas acontece quando houver avanço significativo. O avanço é apenas uma das fases do progresso e não a mais importante.

PEIXES 20-2 a 20-3

Mudar de opinião é necessário, porém o mundo não aceita isso de bom grado. As pessoas acham que mudar de opinião é fraqueza de caráter quando, na prática, é tudo o contrário. Apenas os fortes são capazes disso.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.