Individualidade e egocentrismo

Mercúrio em oposição a Plutão e conjunção com Sol; a Lua é Cheia no signo de Capricórnio.

Oscar Quiroga, O Estado de S.Paulo

27 de junho de 2010 | 00h00

A cooperação ativa é a coroação do individualismo, mas nesse caminho espreita o egocentrismo, o veneno presunçoso de a vida começar e terminar numa pessoa em particular. A individualidade e o egocentrismo são como a vida e a morte. A formação do indivíduo é a concepção de um mundo Novo, infinitas possibilidades num Universo infinito. O egocentrismo, por sua vez, é como um vulcão extinto, parece forte, mas só emula o que em seu centro não mais existe e, assim, dissemina esterilidade e nulidade ao seu passo. A verdadeira individualidade contém em si o germe da justiça cósmica, a união de todos os fragmentos de vida eterna numa rede interestelar de cooperação para maior glória do Altíssimo, que não precisa de mais glória.

ÁRIES 21-3 a 20-4

É propício que as circunstâncias não sejam favoráveis, porque dessa forma sua alma fica mais esperta e atenta, conseguindo por isso ser mais criativa também. Se tudo corresse facilmente, a lassidão teria tomado conta.

TOURO 21-4 a 20-5

Tudo continua igual, mas sua alma mudou e por isso adotou uma postura distante, de observadora, não se envolve tanto com pessoas e acontecimentos quanto antes, desconfia até de si mesma. Isso é passageiro apenas.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

Tudo está bem, mas nada acontece. Estar bem não é tudo, pelo visto. Quando as coisas apertam e seguem um caminho mais arriscado, a alma se mantém vigilante e consegue realizar façanhas que a segurança não promoveria.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Decisões serão tomadas e muito melhor será que você tome a iniciativa nesse sentido. Melhor isso do que esperar que as coisas adquiram uma dimensão que seria mais difícil dominar depois. Avance com firmeza.

LEÃO 22-7 a 22-8

Neste momento, a realidade é um espelho para você. Contemple, então, a imagem de sua alma refletida em outras pessoas, nas atitudes que elas tomam e naquelas circunstâncias que se repetem com maior frequência.

VIRGEM 23-8 a 22-9

Faça um mapeamento dos relacionamentos mais importantes com que você pode contar. Se você pensar nisso com plena sinceridade, perceberá claramente a necessidade de recuperar o bom relacionamento familiar.

LIBRA 23-9 a 22-10

Importante apenas será seguir em frente, ainda que o panorama não tenha atingido o ponto ideal. Há ideais que demoram muito além do imaginado, inclusive porque para realizar-se provocam tumultos inesperados.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Quanto mais você se esforça para ser livre e independente, mais parece acontecer exatamente o contrário. O que estaria errado? Nada além de que a verdadeira independência reside na interdependência de tudo com todos.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

O desgaste experimentado não significa necessariamente que você tenha se esforçado o suficiente. Pelo contrário, o esforço, se bem empreendido e com o coração envolvido, deveria revitalizar você. Pense nisso.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

Beneficiar a maior quantidade possível de pessoas é muito complicado, mas os resultados brindam com prazer indizível, inimaginável há não muito tempo atrás. As coisas mudaram com velocidade incrível.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

O tempo que você dedicar à preservação de um ritmo cotidiano saudável e benéfico será também o tempo em que você verá seus projetos avançarem com firmeza. Abandonar o ritmo saudável seria distanciar-se deles.

PEIXES 20-2 a 20-3

Nada será como antes, nunca mais! Isso será motivo de celebração, porque no fim ninguém será vencedor nem perdedor, o único objetivo real que está em marcha é a possibilidade de haver comunhão de interesses.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.