Imaginação e fantasias

Mercúrio e Vênus em conjunção; a Lua é quarto crescente em Leão

Oscar Quiroga, O Estado de S.Paulo

08 de maio de 2011 | 00h00

As fantasias perturbam a mente de nossa humanidade e insidiosamente conduzem à destruição de tudo que de mais elevado poderíamos produzir por aqui. Contudo, a imaginação é uma luz interior que, com a ajuda da razão, constrói maravilhas aqui na Terra, revelando com transparente glória nossa verdadeira natureza criativa. Como distinguir a imaginação das fantasias? Esse é o trabalho a que precisa se consagrar todo ser humano dedicado a melhorar, empenhando-se em separar o joio do trigo. A confiança e a alegria resultam do esforço da imaginação, porém, as fantasias ou imaginações distorcidas se transformam na fonte de fanatismo e superstições, às vezes maquiadas de atividades regulares, como ciência, religião ou engenharia.

ÁRIES 21-3 a 20-4

Receber em abundância os bens que você imagina será apenas uma questão de organizar-se e, também, de atrever-se a tomar as atitudes pertinentes. Nada impede o processo, a não ser o receio que a sua alma tem em relação a isso.

TOURO 21-4 a 20-5

Há coisas que somente uma palavra poderia deter, mas há também situações que não se podem parar, já que são parte integrante de movimentos históricos infinitamente maiores do que a força de vontade humana.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

Se a vontade de satisfação sexual orienta a maior parte de suas atitudes e toma muito tempo de cada dia, considere a possibilidade de você estar perdendo o melhor da vida. Existe vida maior além do sexo.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Você encontrará o que procura há tempo no momento em que superar a ansiedade da busca. Nesse momento, inadvertidamente você se deparará com o objeto ou sujeito da busca que, talvez, esteve sempre ao alcance da mão.

LEÃO 22-7 a 22-8

Cumpra suas tarefas com o coração tomado de alegria verdadeira ao perceber que elas servem para melhorar a vida das pessoas próximas. Esses raros momentos de desprendimento podem mudar a vida para sempre.

VIRGEM 23-8 a 22-9

Cantar vitória antes de essa ser obtida concretamente seria tão nocivo quanto desanimar antecipadamente. Neste momento, sua alma precisa de muito equilíbrio, especialmente porque as circunstâncias não o propiciam.

LIBRA 23-9 a 22-10

Os assuntos difíceis podem ser superados com atitudes simples, mas essas continuarão ocultas até que o verdadeiro bom humor tome conta de sua alma, fato que só poderia ocorrer espontaneamente e nunca de forma intencional.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Só é feliz quem consegue ir além de si mesmo, já que o estado feliz é não caber dentro de si. Na outra margem, o egoísmo é a condição em que se encontram as pessoas que nunca conseguem ir além de si mesmas.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

Seguir em frente é necessário, mas considere todos os impedimentos com delicada atenção, pois mesmo que todos pareçam superáveis, chegará também o momento em que todos acontecerão ao mesmo tempo.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

Quanto mais de você houver para compartilhar, mais bom humor circulará nos relacionamentos próximos. Por isso, apesar de todas as dificuldades e desânimos, abra seu coração e deixe transparecer o melhor.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

Logo chegará o momento em que todas as argumentações terão de ser deixadas de lado em nome de experimentar regozijo sem pudor nem temor, apenas porque é merecido experimentá-lo. O resto? Bem, o resto será o de sempre.

PEIXES 20-2 a 20-3

Supere o pudor, não haveria nada mais sério do que recuperar a capacidade de brincar com os acontecimentos. Porém, cuide para que essa brincadeira seja desprovida de malícia e, pelo contrário, cheia de imaginação criativa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.