Ibope inicia testes de audiência móvel para 2014

A esperada medição de audiência móvel pode estar em vigor já na próxima Copa, em 2014. De olho na venda acelerada de celulares com TV, a medição do Ibope começou a ser testada de forma muito embrionária há poucos dias, e ainda tem muitos obstáculos a enfrentar.

Keila Jimenez, keila.jimenez@grupoestado.com.br, O Estado de S.Paulo

28 Julho 2010 | 00h00

"Já iniciamos testes de medição de audiência móvel, só que com uma única operadora e com um único modelo de celular, o único compatível com nosso software que afere audiência"@, fala a diretora Comercial do Ibope, Dora Câmara."Estamos acompanhando a penetração dessa tecnologia no País e é claro, que quando esse número for considerável, a medição será indispensável", continua. "Na TV paga, por exemplo, começamos a medir audiência só com uma plataforma de 10% de penetração."

Dora explica que o software para a medição de ibope móvel, que deverá ser instalado nos aparelhos da amostragem, já existe, mas os celulares hoje no mercado ainda não são compatíveis à novidade. Além da negociação com operadoras e fabricantes de celulares, a medição de audiência móvel passará por uma série de discussões sobre sua metodologia. "Creio que esses dados móveis não poderão ser misturados aos domiciliares, pois são hábitos e amostragens diferentes, é um jeito novo de se ver TV", fala Dora.

54%

de participação obteve a TV aberta no bolo de investimentos publicitários no primeiro semestre de 2010 segundo o Ibope, o mesmo de 2009 no período

"No nosso camarim tem cerveja na geladeira, fica bem atrás da Cicarelli" Rafinha Bastos no CQC de anteontem, saudando Edgard Piccoli e alfinetando a colega sem programa

Boris Casoy comandará na Band o debate com candidatos ao governo de São Paulo no dia 12 de agosto, com a participação dos jornalistas José Paulo de Andrade e Fábio Pannunzio.

Manaus integrará o time das praças com medição regular de audiência do Ibope já no início de 2011. A demanda pelos dados da região é grande.

O Multishow grava amanhã, no Credicard Hall, o Multishow Ao Vivo Maria Gadú, que dará origem também a um DVD. O show vai ao ar no canal pago em outubro.

Silvio de Abreu, autor de Passione revela que adoraria que fizessem bolões para o "Quem Vai Morrer?" e o "Quem Matou?" em mais um dos mistérios da novela, que surgirá por conta de investigações que começam por volta do capítulo 100 de Passione.

Quanto ao segredo do personagem Gerson (Marcelo Antony), Silvio avisa que logo Diana (Carolina Dieckmann) vai descobrir, e mais adiante, o público, pois Gerson terá de arranjar uma solução para o problema.

Pacotão de séries da CBS que a Rede TV! está comprando, deve estrear antes no canal pago Liv. Entre os títulos estão: Hawai 5.0, Blue Bloods e Dexter.

Amaury Jr. e Rede TV! negociaram, negociaram mas não fecharam a mudança da produção do programa dele - instalada há anos nos Jardins - para a nova sede da emissora, em Osasco. Um dos lados não estava muito a fim.

Leitor da coluna avisa que domingo pôde dormir mais tranquilo pois o Terra estaria a salvo, pelo menos na TV por assinatura. Simultaneamente, na faixa das 22 horas, Batman salvava o mundo na Warner, Superman na TNT, e O Quarteto Fantástico com o Surfista Prateado na Fox.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.