Imagem Cristina Padiglione
Colunista
Cristina Padiglione
Conteúdo Exclusivo para Assinante

Ibope inicia pesquisa de audiência de TV linear em aparelhos móveis

Agora vai. A tão ensaiada medição de audiência de televisão em aparelhos móveis no Brasil tem enfim seu ponto de partida acionado na prática. O Ibope Media está em busca de 2 mil pessoas da região metropolitana de São Paulo para montar a primeira mostra do gênero e dar início à medição da audiência de TV em celulares e televisores portáteis. Para compor o painel desejado, o instituto fará chegar um convite, por meio de banners, a usuários de celulares com TV digital, propondo a sua colaboração com a pesquisa nesta etapa de testes. Quem topar poderá baixar o aplicativo TV Móvel no Google Play e o Ibope passará então a aferir o consumo do conteúdo televisivo daquela telinha, com promessa de absoluto sigilo sobre a identidade e os dados do participante.

CRISTINA PADIGLIONE, O Estado de S.Paulo

17 de julho de 2013 | 02h13

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ibope e a Video Research, empresa japonesa que desenvolveu a ferramenta, conforme informou esta coluna em agosto passado. Os primeiros retornos sobre o monitoramento em questão serão dados a anunciantes, agências e emissoras no último trimestre de 2013.

A soma da audiência móvel com a audiência da TV fixa é o primeiro passo do Ibope para criar, futuramente, um saldo balizado de uma plateia que já se divide entre plataformas diversas - incluindo a TV sob demanda, via sinal de TV ou streaming, que embora ainda atinja um público muito restrito, tem crescido aceleradamente como hábito no País. Só o cruzamento de todos dados permitirá que se estime o real valor a ser pago pelo anunciante por determinado conteúdo.

14 pontos de média no Ibope rendeu a estreia da nova versão de Chiquititas no SBT, anteontem, em São Paulo. Carrossel, que entrou no ar na sequência, às 21h16, teve 13 de média.

Maratona Sai de Baixo: calçado na boa audiência do seriado e nos ecos dos episódios inéditos, o canal Viva promove uma sequência do humorístico, de 27 de julho a 4 de agosto, sempre às 20h30. Os últimos dias de julho serão dedicados a edições antigas, e os primeiros dias de agosto, à safra produzida em junho.

O canal Megapix adquiriu um pacote de filmes dos estúdios Sony, que não estão entre os parceiros do Telecine, grupo ao qual pertence. Caçador de Recompensas, um dos títulos, está programado para agosto.

VMB, a festa do videoclipe nacional, ainda é evento incerto para o calendário do ano na MTV. Há quem defenda que a premiação pode ser facilmente bancada por patrocinadores interessados em chancelar a última edição do lendário troféu no cenário musical.

VMB 2. A ideia de vender o evento como derradeiro, no entanto, esbarra no tempo de vida, ainda incerto, da MTV Brasil. O fim anunciado comprometeria o destino do canal – caso ele encontre um rumo em 2014, ainda que seja sob as asas de um outro grupo, que não a Abril. E se houver VMB, será só em outubro.

Paredão

Antonio Fagundes comparece ao Na Moral, de Pedro Bial, nesta quinta-feira, para relembrar o episódio do Você Decide, apresentado por ele, em que o público decidia se um desempregado deveria ou não devolver uma mala de dinheiro que encontrara. A ideia é saber se os critérios de honestidade do brasileiro mudaram nesses 20 anos. (Foto: João Miguel Junior/Divulgação).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.