Homenagem a expoentes da cultura

Hoje à noite, o presidente Lula e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, são esperados no Teatro Municipal do Rio para entregar a 40 expoentes da cultura brasileira, incluindo estrangeiros com atuação destacada por aqui, a Ordem do Mérito Cultural.

Roberta Pennafort / RIO, O Estado de S.Paulo

02 de dezembro de 2010 | 00h00

Trata-se da distinção máxima do País para quem "contribui para o desenvolvimento da identidade cultural brasileira". O grande homenageado da 16.ª edição da premiação é o antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997).

A lista vai do cineasta italiano radicado em São Paulo Andrea Tonacci, do chamado cinema marginal dos anos 70, ao poeta Vinicius de Moraes, in memoriam (na categoria, entraram o jornalista Armando Nogueira, e o compositor Cazuza, e seis outros).

Também serão agraciados a artista plástica Anna Bella Geiger, o conjunto Demônios da Garoa, a atriz Glória Pires e a fotógrafa inglesa Maureen Bisilliat. "São pessoas que exprimem a nossa tradição, a nossa vanguarda. Muitos não se conhecem entre si, e isso é mais uma mostra de que o Brasil é múltiplo", avalia Juca.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.