Hoje é dia do sempre jovem Cocoon

A Ilha da Imaginação

FLAVIA GUERRA, O Estado de S.Paulo

10 de dezembro de 2011 | 03h10

15H30 NA RECORD

(Nim's Island). EUA, 2008. Direção de Jennifer Flackett, Mark Levin, com Jodie Foster, Abigail Breslin.

A espevitada Nim mora com seu pai Jack numa ilha remota. Seu prazer predileto é viajar pelas páginas dos livros, sobretudo as histórias com o maior de todos os aventureiros, Alex Rover. Mas Nim não sabe que Alexandra, autora dos livros Rover, tem uma vida solitária na cidade. O destino das duas irá se cruzar quando o pai de Nim desaparece misteriosamente da ilha. Alexandra e a pequena Nim, terão de reescrever a história do herói Alex Rover e encontrar forças para salvar a vida do pai da menina e também a ilha. Para o público juvenil, mas para os adultos vale pela ótima dobradinha Foster - Butler. Reprise, colorido, 96 min.

Cocoon

17 H NA BANDEIRANTES

(Cocoon). EUA, 1985. Direção de Ron Howard, com Don Ameche, Wilford Brimley, Hume Cronyn, Brian Dennehy, Jack Gilford, Steve Guttenberg.Não foi por acaso que este clássico dos anos 80 levou dois Oscars (ator coadjuvante para Don Ameche e efeitos especiais). Singela comédia sobre uma comunidade de aposentados que veem sua vida mudar em plena Flórida depois que um homem contrata os serviços do dono de uma barco. Ele quer recuperar casulos onde estão corpos de extraterrestres e levar para uma piscina. Mas, nesse lugar, os aposentados costumam se divertir nadando e a água, energizada pelos casulos, lhes devolve a vitalidade da juventude. Reprise, colorido, 118 min.

Especial Pinacoteca

19 H NA CULTURA

Brasil, 2011. Direção de Helio

Goldsztejn.

No horário exclusivo das produções nacionais, a Cultura exibe o Especial Pinacoteca, documentário sobre o museu, sua importância no cenário nacional das artes e, sobretudo, seu conteúdo expositivo. Destaque para a carreira de artistas como Anita Malfatti e Almeida Júnior, a discussão da função da Pinacoteca como instituição e patrimônio cultural, e para o processo de restauração e conservação das obras. Reprise, colorido, 54 min.

Menores Desacompanhados

21H15 NO SBT

(Unaccompanied Minors). EUA, 2006. Direção de Paul Feig, com Lewis Black, Wilmer Valderrama.

É véspera de Natal e, após uma grande nevasca, o aeroporto de Chicago é fechado. Um grupo de adolescentes que viajavam desacompanhados, fica preso no aeroporto e todos decidem fugir. Para isso, terão de passar pelo chefe da segurança, que não vai dar moleza. Reprise, colorido, 90 min.

Do Luto à Luta

22H15 NA CULTURA

Brasil, 2005. Direção de Evaldo

Mocarzel.

Delicado e vigoroso olhar sobre a realidade das famílias e dos portadores da Síndrome de Down. O documentário faz uma análise das deficiências e potencialidades da síndrome que atinge cerca de 8 mil bebês a cada ano no Brasil. Em vez de fazer uso de estatísticas, é pelo olhar humanista de Mocarzel e pelas histórias de ótimos personagens que o filme revela como as soluções são mais simples do que se imagina, principalmente quando são deixados de lado os preconceitos. Reprise, colorido, 75 min.

Apolônio Brasil, Campeão da Alegria

22H30 NA TV BRASIL

Brasil, 2003. Direção de Hugo Carvana, com Marco Nanini, Louise Cardoso, Antonio Pitanga, Marcos Paulo, Sylvia Bandeira, Jose Lewgoy.

Vencedor do Prêmio Especial do Júri do 31º Festival de Cinema de Gramado, em 2003, foi a última participação de Jose Lewgoy no cinema. Só por esta relíquia cinematográfica já vale a pena conferir a história de Apolônio Brasil, famoso músico nas noites boêmias do Rio. O único legado ao filho, um jovem escritor, foi seu próprio cérebro, retirado após sua morte. O filho tenta resgatar o cérebro das mãos de um cientista louco, que quer transformá-lo em lucrativo negócio internacional. Reprise, colorido, 117 min.

Letra e Música

22h45 NO SBT

(Music and Lyrics). EUA, 2007. Direção de Marc Lawrence, com Hugh Grant, Drew Barrymore, Brad Garrett.

Alex Fischer, astro da música na década de 80, hoje encara a decadência! Mas a sorte bate à sua porta quando Cora Corman, atual diva do pop, convida-o para compor uma canção e gravá-la com ela, em dueto. Reprise, colorido, 96 min.

Austrália

23H25 NA GLOBO

(Austrália). EUA, 2008. Direção de Baz Luhrmann, com Nicole Kidman, Hugh Jackman, David Wenham.

No início da 2ª Guerra Mundial, Sarah, arrogante aristocrata inglesa, possui uma fazenda de gado na Austrália. Ela viaja ao país para reencontrar o marido, mas descobre que ele foi assassinado. Para não perder a fazenda, ela se une a um vaqueiro e a um garoto aborígine. Reprise, colorido, 165 min.

Ao Vivo de Bagdá

1H30 NA BANDEIRANTES

(Live From Baghdad). EUA, 2002. Direção de Mick Jackson, com Michael Keaton, Helena Bonham Carter.

Em 1990 a CNN procurava uma história que durasse 24 horas. Robert Wiener, produtor veterano e sua parceira, Ingrid Formanek, estavam no país, após os Exércitos iraquianos invadirem o Kuwait em agosto de 1990. Foi dado ao Iraque o prazo até 15 de janeiro de 1991 para desocupar o país. O governo iraquiano não tinha intenção de ceder ao ultimato. Bagdá se torna alvo dos EUA. Aos poucos, as TVs se retiram de Bagdá. Só resta a CNN, disposta a arriscar vidas pela história que procurava. Reprise, colorido, 109 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.