Hitchcock e Leone nos canais pagos

A Família da Noiva

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

10 de abril de 2010 | 00h00

14H25 NA GLOBO

(Guess Who?). EUA, 2005. Direção de Kevin Rodney Sullivan, com Bernie Mac, Ashton Kutcher, Zoe Saldana.

O remake de Adivinhe Quem Vem para Jantar? banaliza ainda mais o polêmico filme de Stanley Kramer, de 1967, sobre a questão racial. No original, o casal liberal formado por Spencer Tracy e Katharine Hepburn desestrutura-se quando a filha lhes apresenta o namorado, e ele é um médico negro (Sidney Poitier). Na nova versão, o esquema se inverte e Bernie Mac é pai que sua surta quando sua filhinha lhe apresenta o pretendente, Ashton Kutcher. O elenco é bom, de qualquer maneira. Mac morreu em agosto de 2008. É impossível não rir com ele. Reprise, colorido, 97 min.

Tudo Acontece em Elizabethtown

16 H NO SBT

(Elizabethtown). EUA, 2005. Direção de Cameron Crowe, com Orlando Bloom, Kirsten Dunst, Susan Sarandon, Alec Baldwin, Jessica Biel.

O roteirista e diretor Crowe tem bons filmes no currículo ? e o melhor é Quase Famosos ?, mas quase foi trucidado por esta comédia, definida como "inócua" pelos críticos. Orlando Bloom faz executivo em descrédito, que está pensando até em suicídio. Seu pai morre e ele é chamado às pressas à c idade em que nasceu, no Kentucky. Lá, onde todos ainda o consideram vencedor, encontra Kirsten Dunst. Reprise, colorido, 124 min.

Tempo de Despertar

22 H NA BANDEIRANTES

(Awakenings). EUA, 1990. Direção de Penny Marshall, com Robert De Niro, Robin Williams, Julie Kavner, Ruth Nelson, John Heard, Penélope Ann Muller, Judith Malina.

Steve Zaillian baseou-se no livro sobre as experiências do dr. Oliver Stone para escrever este livro sobre médico que vai trabalhar num instituto psiquiátrico e descobre que seus pacientes, dados como irrecuperáveis, ainda possuem vida (e inteligência). Robin Williams nunca foi melhor ator dramático, mas o filme é de Robert De Niro, como este homem que ressurge de um coma de quase 30 anos. Só que essa "ressurreição" tem duração limitada. A situação do herói guarda alguma semelhança com a de Os Dois Mundos de Charly, que deu o Oscar para Cliff Robertson, nos anos 1960. Reprise, colorido, 122 min.

Sambando nas Brasas, Morô?

22H NA TV BRASIL

Brasil, 2007. Direção de Elizeu Ewald, com Marcello Novaes, Tracy Segal, Isabel Guerón, Ângelo Paes Leme.

Músico mineiro chega ao Rio em busca de oportunidades na carreira. O filme passa-se no fim dos anos 1950, num período conturbado da vida política brasileira. O diretor Ewald trabalha nos limites do documentário e da ficção, inclusive entrevistando personalidades que dão seu testemunho sobre aqueles anos. Reprise, colorido, 80 min.

Fantasias Exóticas

2 H NA BANDEIRANTES

(Justine ? Exotic Liasians). França, 1996. Direção de Kevin Alber, com Daneen Boone, Kimberly Rowe, Timothy Di Pri, Jennifer Behr.

O professor Robson e Justine vão para Machu Pichu. Ele é seduzido por turista norueguesa e ela é sequestrada por "príncipe" inca. Não faz muito sentido, mas esqueça a trama e se concentre no sexo. Afinal, é o Cine Privê. Reprise, colorido, 92 min.

A Estranha Perfeita

23H05 NA GLOBO

(Perfect Stranger). EUA, 2007. Direção de James Foley, com Halle Berry, Bruce Willis, Giovanni Ribisi.

Halle Berry faz repórter que investiga a morte de amiga e as pistas a levam ao executivo Bruce Willis. Thriller vagabundo, apesar do elenco. Leonard Maltin não exagera, em seu guia, ao dizer que a câmera do diretor Foley parece querer fazer amor com Halle. Ou seja, você pode escolher seu Cine Privê desta madrugada... Reprise, colorido, 109 min.

300

23H15 NO SBT

(300). EUA, 2006. Direção de Zack Snyder, com Gerard Butler, Lena Headey, Dominic West, David Wenham, Rodrigo Santoro.

Fantasia adaptada da graphic novel de Frank Miller sobre o rei Leônidas, de Esparta, que, à frente de 300 guerreiros, enfrenta o Exército milhares de vezes maior de Xerxes, na batalha das Termópilas. Vários filmes trataram do assunto ? incluindo o de Rudolph Maté, em 1962 ?, nenhum como este, que é, essencialmente, uma experiência visual radical. Reprise, colorido, 117 min.

TV Paga

A Dama Oculta

23H55 no TCM

(The Lady Vanishes). Inglaterra, 1938. Direção de Alfred Hitchcock, com Margaret Lockwood, Michael Redgrave.

Margaret Lockwood investiga o desaparecimento de velha dama num trem. Mistério (mais que suspense) e humor de Hitchcock. Um clássico do começo da carreira do mestre. Reprise, preto e branco, 97 min.

Por Uns Dólares a Mais

2H25 NO TELECINE CULT

(Per Qualche Dollari in Piu). Itália, 1965. Direção de Sergio Leone, com Clint Eastwood, Lee Van Cleef, Gian-Maria Volontè, Klaus Kinski.

O segundo spaghetti western da trilogia do "estranho sem nome" de Leone ? entre Por Um Punhado de Dólares e Três Homens em Conflito ? mostra dois caçadores de recompensas em busca do mesmo pistoleiro. Clint Eastwood, a trilha de Ennio Morricone, a presença de Gian-Maria Volontè como El Indio ? um clássico. Reprise, colorido, 131 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.