Hillary e Obama disputam doações de Hollywood para campanha

Por Brooks Boliek LOS ANGELES (Hollywood Reporter) - A senadora HillaryClinton pode estar liderando a corrida para financiamento a umacandidatura presidencial democrata, mas está longe de ser aqueridinha de Hollywood, já que tem uma disputa acirrada com orival Barack Obama pelos recursos da indústria doentretenimento. De acordo com uma análise das contribuições de campanhaenviada à Comissão Eleitoral Federal por um centro de pesquisa,a campanha da senadora tinha angariado 2.141.609 dólares naindústria cinematográfica, musical e de TV nos primeiros novemeses de 2007. Esse total deu a ela uma leve vantagem sobre Obama, queatraiu 2.073.325 dólares no mesmo período, segundo a análise. Ambos os senadores obtiveram muito mais recursos dosexecutivos da indústria do entretenimento do que qualquer outrocandidato. O ex-senador pela Carolina do Norte e ex-candidato avice-presidente John Edwards atraiu 471.602 dólares. O senador republicano pelo Arizona John McCain teve odestaque no seu partido, com 390.016 dólares, superando oex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, que garantiu 360.001dólares, mostrou a análise. Tanto Hillary como Obama têm sido beneficiados pelosgrandes arrecadadores do show business. Entre as contribuições da indústria do entretenimento, osexecutivos associados à National Amusements --holdingcontrolada pela Sumner Redstone-- deram a maior parte dodinheiro para doações a Hillary, com 192.185 dólares. Os executivos da Cablevision deram 129.513 dólares,enquanto os da Time Warner contribuíram com 125.870 dólares, deacordo com a análise. Em geral, Hollywood colaborou com 6.402.746 dólares para acampanha presidencial nos primeiros nove meses do ano.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.