Guilherme Ribeiro lança 'Calmaria' com show em SP

Uma composição antiga, esquecida nos arquivos do pianista e acordeonista Guilherme Ribeiro resume o que o músico sente ao lançar seu primeiro trabalho autoral: "Calmaria". "No processo de gravação, por acaso, achei a música. E a gravação dessa música ficou tão boa que resolvi dar esse nome ao trabalho. Meu disco tem muitas homenagens, músicas com nome próprio, e o significado da palavra calmaria dá uma unidade ao que isso significa", diz, em entrevista por telefone à Agência Estado. O show de lançamento será no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, no domingo.

ROGER MARZOCHI, Agência Estado

10 de setembro de 2010 | 14h00

O músico, que se apaixonou por acordeão em gafieiras universitárias em Campinas, transporta o instrumento das raízes da cultura popular para o contemporâneo ao traduzir o que sente da família, da correria urbana e da saudade de amigos. "Virgínia" é uma homenagem à avó; "Flora e as Bonecas", à filha de cinco anos de idade; "Magri", um apelido carinhos à esposa Debora Venturini; "Prado e Penteado", aos amigos Pedro Prado e Danilo Penteado, respectivamente baterista e contrabaixista, que começaram o projeto de Guilherme Ribeiro em usar o acordeão no jazz.

Mas pelo som de algumas faixas do disco que já circulam pelo mundo virtual (www.myspace.com/guilherme.ribeiro), Ribeiro também já pode ir pensando em compor em homenagem aos companheiros que gravaram o disco. São eles o compositor e trompetista Rubinho Antunes, amigos da época em que estudaram música na Unicamp, além de Sidiel Vieira (contrabaixo), Pedro Íto (bateria e percussão), Michi Ruzitschka (violão) e Gabriel Grossi (harmônica). O projeto recebeu R$ 25 mil do Programa de Ação Cultura (ProAc) do governo de São Paulo e as gravações foram realizadas em junho de 2010 na Cena Studios.

Guilherme Ribeiro - Calmaria. Domingo, 12 de setembro, às 11h. Local: Museu da Casa Brasileira - Terraço - Av. Brig. Faria Lima, 2705. Tel. (11) 3032-3727. Entrada franca. Capacidade: 230 lugares. Duração: 60 min. Site: www.mcb.org.br.

Tudo o que sabemos sobre:
músicaGuilherme RibeiroCalmaria

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.