Globo produz documentário sobre o carnaval em HD que vale por 4

A Globo aproveita a temporada de desfiles das escolas de samba do Rio para captar imagens em 4K, tecnologia que equivale a um processo de alta definição multiplicado por quatro. É um HD (High Definition) X 4. O público nada disso está a ver nas transmissões que estão no ar _- e nem poderia: o 4K requer aparelho de televisão compatível para tanto, o que ainda é novidade nesse terreno. Quanto mais as telas crescem, mais cresce a necessidade de aumentar a resolução das imagens.

O Estado de S.Paulo

20 Fevereiro 2012 | 03h07

O trabalho, sob o comando de Luiz Henrique Rios, é um expediente paralelo às transmissões da Globo e nada tem a ver com as captações em 3D, essas sim, já acessíveis a quem possui televisor capaz de receber imagens em 3D, pelo canal 703 da Net.

As câmeras utilizadas nessa nova experiência de superHD foram trazidas do Japão. Como documentário, o programa registrará, além de destaques dos desfiles, cenas de bastidores.

Exportação. O resultado da produção em andamento será exibido pela primeira vez em abril na NAB, a National Association of Broadcasters, feira de TV de Las Vegas. Otimista, a Globo aposta que muito em breve já sejam comercializados televisores que comportem tal tecnologia. Para tanto, a emissora se inspira em demonstrações feitas na Consume Electronics Show (CES 2012), a maior feira mundial de eletrônicos, ocorrida no mês passado, No exterior, já estão em desenvolvimento produtos que prometem entregar uma definição ainda maior para filmes, programas de TV e eventos esportivos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.