Francis Ford Coppola receberá Oscar honorário em novembro

O cineasta Francis Ford Coppola, da série "O Poderoso Chefão", receberá um Oscar honorário pelo conjunto da obra, somando-se a outras cinco estatuetas que já possui, informou nesta quarta-feira a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

REUTERS

25 de agosto de 2010 | 19h54

Coppola, de 71 anos, que também escreveu e dirigiu obras como "Apocalypse Now" e "A Conversação", receberá o Prêmio Memorial Irving Thalberg, que é considerado um Oscar honorário. A cerimônia acontecerá num jantar em novembro em Los Angeles -- até o ano passado, a entrega ocorria junto com o Oscar.

A Academia justificou a premiação dizendo que se trata de "um produtor criativo, cujo conjunto da obra reflete uma qualidade consistentemente alta na produção cinematográfica".

O Oscar honorário será entregue também ao lendário cineasta francês Jean-Luc Godard, de "Acossado" e "Pierrot le Fou", um dos grandes nomes da Nouvelle Vague; ao ator Eli Wallach, de 94 anos; e ao documentarista e historiador do cinema Kevin Brownlow.

"Cada um dos homenageados tem tocado as plateias cinematográficas mundiais e influenciado o setor cinematográfico por meio do seu trabalho", disse o presidente da Academia, Tom Sherak, em nota. "Será uma honra celebrar seus extraordinários feitos e contribuições."

(Reportagem de Zorianna Kit)

Tudo o que sabemos sobre:
GENTECOPPOLAOSCAR*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.