Fotógrafo resume o Brasil em livro

Projeto do fotógrafo Orlando Azevedo e do jornalista Fabiano Camargo registrou mais de 30 mil imagens desde 1999, numa extensa reportagem sobre o País.

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Por Agencia Estado
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Aos olhos do fotógrafo Orlando Azevedo, o formato do Brasil lembra um coração pulsante. Desde 1999, ele e o jornalista Fabiano Camargo percorrem suas "artérias" desvendando e redescobrindo um País que, por vezes, os próprios brasileiros desconhecem. Resultado: um acervo com mais de 30 mil fotos e 40 mil quilômetros percorridos. Batizado de Expedição Coração do Brasil, o projeto pessoal de Orlando Azevedo dará origem a uma grande exposição, prevista para entrar em cartaz no mês de agosto e que reunirá cerca de 500 imagens, entre coloridas e preto-e-branco. Itinerante, a mostra fotográfica resgatará quatro anos de desbravamento, encerrando o ciclo com a última viagem da dupla. A derradeira expedição está marcada para ter início em janeiro e deve durar até o mês de junho. No roteiro estão previstas passagens por Piauí, Amapá, Goiás e região litorânea. "As matérias são determinadas antecipadamente, mas é claro que sempre ocorre um imprevisto, o que é melhor", comenta o fotógrafo. Ao longo desses anos, suas lentes registraram o lado oculto do País, seus heróis anônimos e seus locais intocáveis. "Um dos momentos mais marcantes foi quando pegamos uma balsa de Manaus para Belém", relata Azevedo. Ele conta que, repentinamente, algumas canoas emparelharam-se com a balsa, três mulheres então jogaram um laço e a canoa dela transformou-se em um jet sky. "Eram prostitutas. Elas subiram na balsa à procura dos homens, em troca de óleo queimado para garantir luz nas lamparinas de suas casas." O projeto norteia-se a partir de três temas principais: o homem, a terra e o mito. O primeiro enfoque envolve raças e etnias; o segundo, fauna, flora e patrimônios culturais; o terceiro estabelece a relação entre os homem e os mistérios do universo. Após cerca de um ano amargando falta de apoio, Expedição Coração do Brasil conta atualmente com o patrocínio da Petrobrás, da Copel e da Kodak. "É uma história de dedicação e devoção ao projeto", afirma Orlando Azevedo, criador do Meuseu de Fotografia Cidade de Curitiba e das Bienais Internacionais de Fotografia. "No entanto, por mais difícil que seja, é um privilégio concretizar um sonho, fazer da utopia uma realidade."

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