Fotógrafo Julius Shulman passa por revival aos 97 anos

Julius Shulman fez uma foto em 1960que levou milhões de pessoas a sonhar com uma vida perfeita:duas mulheres sentadas numa casa de vidro aparentementesuspensa no ar, iluminada por baixo pelo sol de Los Angeles. Quase 50 anos após a famosa foto, o homem visto por muitoscomo o melhor fotógrafo arquitetônico da história virou figuracult para uma nova geração que cobiça a arquitetura modernaminimalista da metade do século 20 que ele difundiu pelo mundo. "As pessoas estão descobrindo a arquitetura e o poder dafotografia", disse Shulman em entrevista em sua casa, em LaurelCanyon, cercado por fotos e layouts de livros de arte deeditoras como a Taschen. Revistas de estilo moderno, como Wallpaper e Dwell, tambémpublicaram artigos recentes sobre Shulman, e sua obra foilevada ao cinema num novo documentário, "Visual Acoustics: TheModernism of Julius Shulman", narrado por Dustin Hoffman. Shulman, que ainda é ativo, atribui seu sucesso ao fato de"estar no lugar certo na hora certa". O lugar em questão foiLos Angeles num momento em que os modernistas estavamconstruindo o que seria essencial para o sonho californiano. Sua primeira grande chance aconteceu com um dos maisfamosos arquitetos modernistas de Los Angeles, Richard Neutra,em 1936. "Neutra viu as fotos que eu fizera de sua casa. Fiz seisfotos. Ele nunca tinha visto fotos como as que eu fiz", contouShulman. "Até então, eu apenas brincava com minha máquinafotográfica." FOTOS CINEMATOGRÁFICAS As aclamadas fotos do trabalho de Neutra foram seguidas poruma enxurrada de encomendas de outros gigantes da arquitetura,especialmente Frank Lloyd Wright. Shulman passou 12 dias fotografando a casa de inverno deWright e sua escola Taliesen West, no Arizona, por ondepassaram muitos dos arquitetos de Los Angeles. Shulman se aposentou nos anos 1970, insatisfeito com o rumoda arquitetura no pós-modernismo. As dezenas de milhares de fotos que ele fez nos anos 1950 e1960 projetam o otimismo dos modernistas, que acreditavam podermelhorar a vida através do bom design. "As fotos são de natureza muito cinematográfica. Eu queriavê-las na tela grande e queria que as pessoas entendessem oespírito por trás da fotografia e arquitetura", disse o diretordo documentário, Eric Bricker. Bricker disse que o talento de Shulman é "todo intuição". "Shulman tem um senso incrível de composição e é mestre daluz", disse o diretor. De fato, 70 anos após seus primeiros trabalhos, Shulman,trabalhando com um fotógrafo assistente, ainda é capaz de criarcomposições deslumbrantes. No documentário, ele é visto fotografando o Walt DisneyConcert Hall, projetado por seu amigo Frank Gehry, conhecidopor sua arquitetura pós-moderna expressionista e que conseguiuseus primeiros pedidos de trabalho através de Shulman. "Eu controlo o que chamo de a acústica visual", disseShulman enquanto compunha a foto do interior vanguardista dasala de concertos criada por Gehry.

MARY MILLIKEN, REUTERS

21 de julho de 2008 | 12h02

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