Fórum das Letras traz Gonçalo Tavares ao Brasil

O escritor português Gonçalo M. Tavares, autor de "Aprender a Rezar na Era da Técnica", um dos favoritos ao Prêmio Portugal Telecom deste ano, está entre os principais convidados do Fórum das Letras de Ouro Preto, que começa hoje e vai homenagear a cultura francesa, levando à cidade mineira o escritor Stéphane Audeguy, autor de "Filho Único", o historiador François Dosse e a editora Anne-Marie Metaillé, entre outros convidados. Gonçalo Tavares participa da quinta edição do evento ao lado de outros dois portugueses, Rui Tavares e Margarida Paredes, e do bósnio Sasa Stanisic. Entre os brasileiros convidados estão os escritores Fernando Morais, Humberto Werneck, Ruy Castro, Heloísa Seixas, Mary del Priore e Edney Silvestre.

AE, Agencia Estado

29 de outubro de 2009 | 09h37

As discussões do Fórum das Letras de Ouro Preto estarão concentradas no tema Biografia e Ficção, escolhido pela curadora Guiomar de Grammont, diretora do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Ufop, em função da obra literária dos convidados.

Gonçalo Tavares é autor de uma série chamada "O Bairro", em que o estilo literário e os temas de consagrados autores como Brecht e Walser são retrabalhados. Audeguy escreveu, em "Filho Único", uma autobiografia fictícia de François Rousseau, irmão do filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau.

Gonçalo Tavares explica que a origem da série "O Bairro" - da qual fazem parte livros como "O Senhor Brecht" e "O Senhor Walser" - não está ligada tanto aos modelos reais que dão nome aos livros, mas ao universo literário desses autores. Sua literatura é repleta de referências, tratadas em sua série "Enciclopédia" de maneira análoga ao projeto de construção de um edifício. Quanto à série "O Reino", tetralogia encerrada com "Aprender a Rezar na Era da Técnica", o escritor desenvolve, a partir da história de um médico racional e irrepreensível técnico, quase um ensaio sobre a ruptura entre cultura e natureza. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
literaturafórumGonçalo Tavares

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.