FID fecha novo acordo com Telemig

Empresa apóia uma série de eventos culturais no Estado de Minas Gerais, entre eles o Festival Internacional de Dança, parceria que teve início há três anos

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Por Agencia Estado
Atualização:

A Telemig Celular é uma empresa que apóia uma série de eventos culturais no Estado de Minas Gerais. Entre eles está o Festival Internacional de Dança, o FID, que há três anos recebe o apoio e tem o patrocínio da empresa de telefonia. A parceria começou em 1998; em 2000 a Telemig passou a apresentar o festival; na versão deste ano, possui uma quota ainda maior e rebatiza o Território Minas, uma parte reservada aos talentos regionais, como Território Minas Telemig Celular. "Posso dizer que esse patrocínio é fundamental, sem ele não teríamos como produzir e realizar o FID", afirma a produtora Carla Lobo. "Mesmo tendo as leis de incentivo municipal e estadual, precisamos contar com o subsídio dos nossos patrocinadores para pôr em prática nosso projeto." Para este ano o FID apresentará algumas mudanças. A mais marcante delas é a alteração do nome: de Festival passa a ser Fórum, um nome mais de acordo com as idéias das organizadoras. "A proposta é formar o público, educar - não basta assistir a uma coreografia, é importante compreendê-la, discuti-la. O projeto visa ao fomento da dança, tanto no que diz respeito a público como também aos artistas. Por essa razão são realizados workshops, oficinas e debates. "Apoiamos o FID porque possuímos muita afinidade com a proposta inovadora, pioneira, com esse caráter de ruptura e comprometimento com ações artísticas e culturais", afirma o gerente de marketing cultural da Telemig Celular, Marcos Barreto. "O FID passa longe do entretenimento, expande os limites da dança e provoca discussão". De acordo com Barreto, para a Telemig é interessante dar visibilidade à marca, mas com compromisso com a platéia. Por essa razão a empresa patrocina o Circuito Telemig de Cultura, que proporciona a circulação de 200 espetáculos por mais de 30 cidades. "Dessa idéia de rodar e haver trocas entre artistas e pessoas surgiu o lema ´Telemig aproxima pessoas com arte´", diz Barreto. A Telemig destina R$ 5 milhões para patrocínio, sendo que R$ 2 milhões são pela via da Lei de Incentivo. Para o gerente de marketing, os investimentos estão dando resultado. "As oficinas que auxiliam na formação de artistas, como o FID possui, gera novas empregos e outros grupos, como o Galpão - que começou em uma oficina há 18 anos e, mais recentemente, uma série de grupos que surgiram em Poços de Caldas após terem participado do Circuito de Cultura." A Telemig Celular procura dar continuidade aos projetos que apóia e patrocina. "Não podemos assinar um contrato formal garantindo o apoio por mais de um ano, porque dependemos da aprovação de orçamento e de leis de incentivo, mas procuramos sempre manter compromissos, até por coerência com o projeto da empresa de formar platéia e artistas", observa Barreto. Essa continuidade facilita o amadurecimento de projetos como o FID, que nesta versão, além de estimular a produção local será o co-produtor dos espetáculos - uma verba será destinada aos grupos para elaborarem suas coreografias e pesquisas. Outra característica é a apresentação de mais de uma peça de cada companhia, para que o público conheça o repertório e a história dos grupos.

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