Divulgação
Divulgação

Festival de Improvisação reúne seis espetáculos em SP

Espetáculos gratuitos acontecem no Espaço Vivo Cultural e no vão do Masp

AE, Agência Estado

01 Abril 2011 | 10h59

Seis espetáculos feitos sem qualquer roteiro ou ensaio prévio podem ser conferidos a partir de hoje, no Festival Internacional de Improvisação, que pela primeira vez chega a São Paulo, após uma edição realizada em 2010, em Belo Horizonte. Quatro atrações brasileiras e duas estrangeiras compõem a programação, que será exibida até domingo, no Espaço Cultural Vivo e no vão livre do Masp, em um dia.

"A improvisação no Brasil cresceu muito nos últimos anos, principalmente por causa da Internet e de alguns grupos que conquistaram espaço na televisão, então achamos que o Festival deveria acompanhar esse movimento", declara Assis Benevenuto, curador do evento.

Um dos grupos aos quais ele faz referência e que também fará parte da programação é o Jogando no Quintal, fundado em 2002 e um dos primeiros do gênero no Brasil. A trupe conquistou plateias com o espetáculo homônimo e alguns de seus integrantes fazem parte da equipe do programa É Tudo Improviso, transmitido toda segunda-feira, às 22h45, na Band.

Assis, no entanto, afirma que o objetivo é ir além do improviso no teatro, ao qual o público já tem mais acesso. "O objetivo é expandir o olhar para a improvisação que não está só no teatro, mas também na dança, na música e na cultura popular", explica.

Para isso, nomes representativos do improviso estarão no evento. Entre eles, os grupos internacionais Improcrash, da Argentina, que apresenta um espetáculo criado a partir de vídeos baixados da internet e o Impromadrid, da Espanha, que há dez anos se dedica à investigação de técnicas de improvisação teatral e está ansioso por vir ao País. "O público brasileiro é muito generoso e participativo. Achamos que vai ser divertida essa mescla de culturas", diz Ignacio Lopez, um dos integrantes da trupe espanhola. As informações são do Jornal da Tarde.

2ª Festival Internacional de Improvisação - De hoje a domingo, no Espaço Vivo Cultural (Av. Dr. Chucri Zaidan, 860). Tel. (011) 7420-1520. Grátis. Amanhã, às 11h, no vão livre do Masp (Av. Paulista, 1.578). Grátis.

Mais conteúdo sobre:
teatro improviso espetáculo

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.