Ferramenta que mensura TV no Twitter pode ser útil à audiência

Até que ponto uma avalanche de comentários no Twitter motiva o crescimento da audiência de um programa? Nos Estados Unidos, onde essa proporção foi estudada, constatou-se que cada 9% de crescimento no volume de posts sobre determinado programa ou canal rende 1% de progresso para a audiência daquele assunto. Aqui, a televisão "vista" pelo Twitter começa a ser monitorada pela Qual Canal, ferramenta capaz de diagnosticar os assuntos televisivos mais comentados na rede de microblogs, que lista ainda um ranking dos comentários mais retuitados sobre TV.

Cristina Padiglione, O Estado de S.Paulo

20 de agosto de 2012 | 03h08

A Qual Canal (www.qualcanal.tv) é obra da Intacto, empresa de TI e engenharia de sistemas especializada em TV digital, de André Terra e Anderson Fer, que se associaram a Flávio Ferrari, ex-diretor do Ibope. Em recente pesquisa, o instituto apontou que 43% dos internautas assistem à TV enquanto navegam e 29% desses fazem comentários sobre o conteúdo da TV em redes sociais: 80% dos "navegantes" admitem mudar de canal em função de algum comentário.

Irene Ravache faz questão de contar que dispensou dublê nas cenas de ação - como pular de paraquedas e saltar de ponte - de Charlô, personagem que foi de Fernanda Montenegro e será sua na nova Guerra dos Sexos.

Mais Guerra dos Sexos: a releitura da novela de 1983, feita pelos mesmos Silvio de Abreu e Jorge Fernando, terá a mesma música de abertura do folhetim original, com os mesmos Fevers, que regravam a canção com novo arranjo.

Rafinha Bastos, Marcelo Tas e Danilo Gentili serão entrevistados por Celso Loducca no curso O Novo Humor Brasileiro, que começa amanhã, na Casa do Saber. Serão quatro encontros até o dia 11.

Viva a classe C ascendente: empreguete na novela das 7, Cheias de Charme, Taís Araújo acaba de fechar um bom contrato como garota-propaganda de uma ação que envolve a Redecard e a Caixa.

Barcelona X Real Madrid, sempre um espetáculo, terá transmissão do canal Esporte Interativo nesta quinta-feira, às 16h30, via TV e web, pela Supercopa da Espanha.

Patroetes e mdia de faxina. Na inversão de papéis que vem divertindo autores de novelas e audiência, a ex-empreguete Cida/Isabelle Drummond propõe figurino doméstico e faxina completa às ex-patroetes Sônia/Alexandra Richter e Isadora/Gisele Batista, que lhe roubaram o cartão de crédito. Hoje, em Cheias de Charme.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.