Fãs de HQ's encenam batalhas medievais na Praça Rossevelt

'Dimensão Nerd' une diferentes tribos na Virada Cultural

Roberto Nascimento, de O Estado de S.Paulo,

15 de maio de 2010 | 19h44

Na praça Roosevelt, o encontro de tribos fanáticas por HQ´s independentes, encenações de batalhas medievais e Harry Potter -entre outros- é o maior de todas as Viradas recentes. Batizado de Dimensão Nerd, tem como núcleo a loja HQ Mix do colecionador Gualberto Costa, um dos pais da ideia de unir todos os interesses da comunidade "nerd" em um grande evento. "No fundo eu não sei se as pessoas gostam de ser chamadas de nerds", conta Gualberto "mas será uma mistura interessante."

 

O andar de baixo da praça trouxe encenações feitas por públicos de interesses muito específicos, como os adeptos do boffering, esporte em que se recria uma batalha medieval com armas de espuma e clãs feitos por amigos do bairro. Os fãs do Steampunk, gênero literário que mistura ficção científica com periodismo vitoriano, estavam vestidos de cartolas e corsests enquanto discutiam viagens no tempo.

 

A praça é também o ponto de chegada de desfiles temáticos de fãs de Star Wars, Star Trek, e Cosplay, tribo em que fanáticos por mangás se vestem como seus personagens favoritos.

 

Já de uma geração mais antiga que a maioria dos "nerds" do evento, os trekkers estavam presentes com seus uniformes intergaláticos e saudações spokianas. Além de Toy Art, a costumização de brinquedos por artistas conceituados, a loja HQ Mix também é responsável por uma jam session em que diversos artistas fazem a continuação de uma HQ que já contou com a participação de Laerte, Grampá e Lourenço Mutarelli.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.