Mario Guzman/EFE
Mario Guzman/EFE

Família de García Marquez reconhece que a saúde do escritor está 'muito frágil'

Comunicado emitido ainda agradece o carinho de amigos e dos meios de comunicação

EFE

15 de abril de 2014 | 10h46

A esposa do prêmio Nobel de Literatura, Gabriel García Marquez, 87, Mercedez Barcha, e seus filhos, Rodrigo e Gonzalo, emitiram nesta terça-feira, 15, um comunicado em que reconheceram que a condição do escritor é estável porém "muito frágil", e que existem riscos de complicações por causa de sua idade avançada.

Os familiares do autor de Cem Anos de Solidão sublinharam que o escritor "está e seguirá convalescendo em casa", na Cidade do México, depois de um recente processo de hospitalização por uma infecção de vias aéreas e urinárias.

O comunicado acrescentou que García Marquez "recebeu muitíssimas mostras de carinho por parte de amigos e dos meios de comunicação". A família ainda agradeceu os gestos de carinho e pediu respeito à intimidade do célebre colombiano.

O médico que atende o escritor, Jorge Oseguera, seguiu as orientações da família e não forneceu detalhes sobre o estado de saúde de García Marquez nos últimos dias.

Um jornal mexicano publicou nesta segunda-feira que o autor estaria recebendo cuidados paliativos para tratar de um processo canceroso. O autor passou por um câncer linfático em 1999, superado na época. As informações, porém, não foram confirmadas pela família.

García Marquez venceu o prêmio Nobel de Literatura em 1982, e é talvez o maior representante do realismo mágico, corrente literária dominante na América Latina na segunda metade do século 20. Autor de obras inesquecíveis, como Crônica de uma Morte Anunciada e Notícias de um Sequestro, García Marquez é dono de uma vasta produção literária, jornalística e até política.

Tudo o que sabemos sobre:
Gabriel García Marquez

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.