Exposição dá a largada para centenário de Portinari

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Por Agencia Estado
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A Pinakotheke Cultural chega a São Paulo em grande estilo, iniciando nesta quarta suas atividades permanentes na cidade com uma exposição de Cândido Portinari, exposição essa que antecipa em alguns meses o início das comemorações do centenário de nascimento do pintor de Brodósqui, que será celebrado em 2003. Não se trata de uma mostra retrospectiva, mas de uma saborosa seleção de trabalhos, escolhidos em mais de 12 coleções diferentes, que falam muito da vida e da obra do artista. Para marcar essa preferência pelas obras de caráter mais autobiográfico, abre a exposição um auto-retrato pintado por Portinari em 1956 (sete anos antes de sua morte, um tanto prematura, em decorrência da contaminação pelas tintas que utilizava), com uma dedicatória para seu médico pessoal. Também estão dispostos nesta introdução retratos da mulher, dona Maria, do filho, João Cândido, da irmã, Olga, e da neta, Denise. Além do caráter pitoresco explorado por esse viés mais pessoal, esse hall familiar (que ainda tem como adendo uma pequena galeria de retratos de amigos, com belos desenhos de personalidades como Mário de Andrade, Ismael Nery e Fujita) permite que se tenha uma idéia da diversidade de estilos adotados pelo pintor ao longo de sua bem-sucedida carreira. Do retrato de caráter futurista de dona Maria à bela imagem do rosto de Denise sobreposto a um fundo colorido com tratamento cubista há uma longa e saborosa distância. Mas nem só de obras de forte significado autobiográfico é feita a exposição. Há entre as obras selecionadas trabalhos de grande importância para a compreensão de um dos temas centrais de Portinari, que soube como nenhum outro fazer um retrato pungente e singelo da miséria no País. Não é à toa que seu filho doou, em nome do Projeto Portinari, o direito de reprodução de algumas telas do artista como contribuição ao mutirão contra a fome que está sendo arquitetado pelo novo governo eleito. As obras feitas pelo artista para ilustrar o livro Maria Rosa e os estudos para importantes trabalhos, como os painéis Guerra e Paz, são alguns dos pontos altos. Mas talvez o principal destaque da mostra seja As Moças de Arconzelo, uma cena comovente de três meninas-moças negras, com seus trajes de domingo, conversando e admirando a vasta paisagem do sertão. "Fazia 30 anos que essa tela não era exposta", conta o dono da Pinakotheke, Max Perlingeiro, acrescentando que passou seis meses tentando convencer seu proprietário a emprestá-la. "Isso porque era um amigo. Imagine se fosse um estranho", brinca. Perlingeiro, no entanto, já está mais do que acostumado a lidar com colecionadores, já que esta é uma das missões centrais de sua empresa, que possui braços em Fortaleza e no Rio. Em ação desde 1980, essa empresa de nome pomposo é especializada na gestão de acervos e na produção de livros e exposições de arte. A Fundação Roberto Marinho esteve entre seus ilustres clientes por cerca de 12 anos. Atualmente, oito grandes coleções estão sob os cuidados da Pinakotheke. Uma das preocupações centrais de Max Perlingeiro é o setor de arte-educação. Daí a preparação de um esquema de monitoria especial para receber as visitas agendadas à exposição de Portinari. Dentro dos limites físicos da mostra - afinal, trata-se de uma galeria de dimensões relativamente modestas, localizada no prédio que também abrigará os serviços administrativos da empresa, no Real Parque -, ele pretende receber um grande número de interessados, preferencialmente da rede pública. Também será lançado um catálogo com mais de 100 páginas, também com uma versão virtual. Trata-se de uma bela maneira de aprender um pouco mais sobre a obra de Portinari, que com mestres como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti (coincidentemente lembrados por exposição no Museu de Arte Moderna), contitui a base da arte moderna brasileira. Candido Portinari - De segunda a sexta, das 10 às 20 horas; sábado, das 10 às 16 horas. Pinakotheke São Paulo. Rua Ministro Nelson Hungria, 200, São Paulo, tel. 3758-5202. Até 25/1. Abertura amanhã às 20h30

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