Experiências de arte urbana

Mostra apresenta diálogo de artistas estrangeiros com os espaços do Masp e da cidade

Camila Molina, O Estado de S.Paulo

17 de agosto de 2011 | 00h00

A cidade é o espaço expositivo dos criadores da street art - mas, ao mesmo tempo, não é de hoje que a arte dessa pulsação urbana vem sendo exibida em museus e galerias de todo o mundo. Essa é a questão central - ou literal - da mostra De Dentro e De Fora, que o Masp inaugura hoje e apresenta até dezembro. Para reforçar seu caráter "experimental", como diz o curador Baixo Ribeiro, a exposição traz no subsolo da instituição o frescor de obras realizadas para o local por artistas estrangeiros representativos da street art, como o francês Invader, ou o checo Point, que estiveram em São Paulo e criaram seus trabalhos a partir dessa experiência.

"Eles mostram uma visão de fora da nossa cidade. A (visão) de dentro, a gente já tinha feito", afirma Ribeiro, referindo-se à exposição anterior de arte urbana apresentada entre 2009 e 2010 no Masp, De Dentro pra Fora/De Fora pra Dentro, que contou com a participação de brasileiros.

Agora, além de exibir trabalhos de Invader e de Point, a mostra conta com obras dos franceses Remed e JR; dos argentinos Tec, Defi e Chu; e da norte-americana Swoon. A curadoria é assinada por Ribeiro e Mariana Martins (ambos da galeria Choque Cultural) e por Eduardo Saretta.

A mostra tem como objetivo ser viva - por isso, o público encontrará, no museu, painéis, grafites, fotos, pinturas e esculturas, mas terá a oportunidade de ver pelas janelas abertas do subsolo do Masp, ou mesmo nas imediações da instituição, intervenções dos artistas. Do famoso Invader, por exemplo, há um painel de azulejos que só pode ser visto em sua totalidade do lado de trás do museu. Ele também exibe mapa com as 50 "invasões" que realizou em São Paulo com seus pequenos mosaicos que trazem a figura do jogo Space Invader. Já Point colocou esculturas no trajeto das Ruas Augusta e Frei Caneca.

Entretanto, Ribeiro conta que a falta de recursos minimizou o número e a escala das obras urbanas da mostra. Por enquanto, está apenas acertado que Swoon vai fazer, em setembro, ação no vão livre do museu. É possível acompanhar o processo da mostra no site www.dedentroedefora.com.

DE DENTRO E DE FORA

Masp. Avenida Paulista, 1.578, tel.3251-5644. 11h/ 18h (5ª, 11h/ 20h; fecha 2ª). R$ 15 (3ª grátis). Até 23/9

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.