Ética

Mercúrio e Júpiter em trígono; a Lua continua minguando no signo de Virgem.

Quiroga, O Estado de S.Paulo

02 de novembro de 2010 | 00h00

Ética não é uma abstração impossível de praticar, é o melhor relacionamento possível de todas as diferenças que compõem a civilização humana. Por isso, quando se fere a ética, perpetra-se um atentado contra todas as conquistas feitas com muito esforço pelas gerações que nos antecederam. Desviar recursos públicos é tão antiético quanto as pequenas mentiras familiares, só muda a magnitude e, no fundo, um erro alimenta o outro. O mau exemplo dos governantes favorece o aumento dos que de outra forma seriam pequenos erros familiares. A relação existente entre a qualidade do governo e a sociologia familiar nunca foi feita, porque é difícil de captar e, também, porque promoveria uma revolução excepcional e colocaria os governantes na merecida berlinda em que deveriam ficar eternamente.

ÁRIES 21-3 a 20-4

Ainda restarão algumas lutas sem pers-pectiva de fim, mas isso não impedirá o avanço que já foi iniciado. Por isso, em vez de concentrar-se na luta contra os obstáculos, invista no avanço e no progresso.

TOURO 21-4 a 20-5

Hoje as coisas são assim, mas amanhã serão assado. Considere a impermanência de tudo para poder, assim, acompanhar o ritmo da Vida com a maior sabedoria possível. Você não precisa compreender, apenas acompanhar.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

O progresso não acontece por si só, você deve atrever-se a colocar em prática suas ideias, mas principalmente deve buscar pessoas que comprem essas ideias, não com dinheiro, mas com von-

tade de colaborar com elas.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Imaginar coisas boas é fundamental! Porém, prolongar o tempo da imaginação faria com que você entrasse de forma inadvertida no caminho que conduz inevitavelmente à frustração. Por isso, imagine, mas também realize.

LEÃO 22-7 a 22-8

Há todo um processo de autoconvencimento posto em marcha para você tomar atitudes que de outra forma seriam impensáveis. É melhor você conversar a respeito com alguém para obter um panorama mais sensato da situação.

VIRGEM 23-8 a 22-9

O esforço de relacionar-se melhor com as pessoas próximas não significa que você deva necessariamente tornar sua alma simpática a todas elas. Relacionar-se bem é agir de forma correta e honesta a maior parte do tempo.

LIBRA 23-9 a 22-10

Pense de forma práti-ca, tentando simplificar os dilemas e questionamentos. Guie os seus passos pela necessidade que precisar ser suprida o mais imediatamen-te possível. Isso evitará problemas e trará dinamismo.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Todas as vontades podem ser satisfeitas

neste planeta, tudo é permitido. Você pode achar estranha a afirmação, mas pense bem: nada seria como é, caótico,

se aqui na Terra não houvesse essa permissividade toda.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

Desconfie da moleza, não há facilidades, há apenas o caminho e todos os detalhes que precisam ser considerados com suma atenção. A moleza é inimiga da consciência, deita-se a dormir em cima de louros imaginários.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

Ceder ou não ceder às pressões? Este não é um dilema fácil de resolver. Evidentemente, ceder às pressões agradaria a muita gente. Porém, não fazê-lo seria a opção preferencial de sua alma, que aprecia a independência.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

Certos resultados serão obtidos, não deve haver lugar para dúvida em relação a isso. Porém, como as coisas não dependem apenas do que você fizer, há outras pessoas envolvidas, isso provoca uma boa dose de incerteza.

PEIXES 20-2 a 20-3

As certezas de outro-ra transformaram-se nos dilemas da atualidade. Apesar do incômodo e da in-segurança que tal situação provoca, no fundo você deve celebrá-la, porque significa evolução, você está mudando.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.