Ética é equilíbrio

A Lua que míngua será Vazia das 5h49 até as 11h36, horário de Brasília, quando ingressa em Touro.

astro@0-quiroga.com, O Estado de S.Paulo

29 de agosto de 2010 | 00h00

Na essência da ética está o dar e receber, o equilíbrio que concerne aos humanos entre a apropriação e a devolução. Muito receber e pouco dar em troca é falta de ética, porém, o contrário também é o mesmo, muito oferecer sem nada receber em troca tampouco é ética. A essência da ética é a própria busca do equilíbrio, que não é um destino final mediante o qual a alma se dedica depois a descansar. Todo equilíbrio é uma condição trabalhosa, que requer ajuste e compensação constante. A ética, portanto, não se circunscreve ao lado abstrato dos relacionamentos humanos, mas se estende, por exemplo, ao ato de comer, pois, que ética haveria em retirar nutrientes de vegetais e animais o tempo inteiro sem oferecer a esses reinos algo em troca?

ÁRIES 21-3 a 20-4

Prestar serviço é o melhor que uma alma pode fazer durante sua estada neste planeta belo e assustado. Por que será, então, que parece tão difícil o exercício de ser útil e prestar serviço? Isso dá o que pensar.

TOURO 21-4 a 20-5

A coerência será sempre importante. Porém, quando você toma certas atitudes apenas para ser coerente, a despeito de reconhecer que as circunstâncias mudaram, isso deixa de ser coerência e se transforma em teimosia.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

Neste momento sua alma é chamada a demonstrar força e presença de espírito, que é o mesmo em duas dimensões diferentes. Força na personalidade para tomar atitudes, presença de espírito para digerir os acontecimentos.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Brinque nos campos do Altíssimo, sinta a glória de ser parte do corpo colossal desse, que por falta de nome melhor, chamamos de Deus. Viver é uma experiência destinada à alegria e à glória, nada menos, nada mais.

LEÃO 22-7 a 22-8

Pensar que as coisas poderiam voltar ao que eram antes é uma ilusão sem tamanho, que só serve para drenar recursos vitais que poderiam ser investidos na melhora dos relacionamentos. Tudo deve mudar!

VIRGEM 23-8 a 22-9

Quando parecer a você que o acontecimento é areia demais para o seu caminhãozinho, peça ajuda do céu, invoque a inspiração que vem do fundo do coração, onde paradoxalmente está o céu. É dentro e não lá em cima.

LIBRA 23-9 a 22-10

O que a vida trouxer até você aceite sem ressalvas ou condições, é exatamente o que você precisa, nada além, nada aquém. Você pode não gostar do que acontece, mas o tempo servirá para compreender melhor.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

É redundante afirmá-lo, mas nunca será demais, o amor é a maior força do Universo. Porém, essa força não tem nenhuma semelhança com o que aqui na Terra achamos que seja forte. A força do amor reside na sabedoria.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

Cobrir-se de razões e argumentos para criticar a atuação alheia é uma atitude que beira perigosamente a arrogância. Quem se investe dela não merece ser chamado de inteligente, a arrogância prova a ignorância.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

A impaciência não fará com que o tempo ande mais rápido. Por isso, para que ouvir os tolos conselhos que a impaciência sopra em seu ouvido? Melhor deixar para lá o que perturba e continuar em frente com a alma serena.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

Agir com espontaneidade, especialmente no caso de sentimentos nobres,

é o melhor remédio contra os dilemas que açoitam a mente. Permita-se manifestar e levar à prática os melhores sentimentos que surgirem de você.

PEIXES 20-2 a 20-3

O sucesso não deve ser jogado na cara dos adversários e assim transformado em insulto. O supremo sucesso deve ser compartilhado para que seus benefícios se irradiem para a maior quantidade possível de pessoas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.