Ronaldo Gutierrez/Divulgação
Ronaldo Gutierrez/Divulgação

Estreia hoje peça 'Side Man', sobre universo da música

Estreia a versão nacional do drama musical escrito pelo americano Warren Leight em 1998

Ubiratan Brasil, Agência Estado

10 de junho de 2010 | 11h03

Sideman é a palavra em inglês para designar o músico profissional contratado para se apresentar ou gravar com um grupo do qual não faz parte. São figuras assim, tão dedicadas à música que deixam os infortúnios em segundo plano, os protagonistas de "Side Man", drama musical escrito pelo americano Warren Leight em 1998 e cuja versão nacional estreia hoje, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

A trama acompanha a trajetória de Clifford, rapaz de 29 anos que deixa sua casa em Nova York e se muda para Califórnia com a intenção de se tornar artista plástico. Lá, tomado pela saudade, ele começa a relembrar a sua história pessoal. "Mais que um musical, Side Man é uma peça sobre o núcleo familiar, especialmente o disfuncional", conta Zé Henrique de Paula, que dirige a montagem. "Clifford é filho de um casal inconciliável e, por conta disso, ele tem dificuldade para assumir o controle da própria vida."

Gene, pai de Clifford, é um trompetista de talento, com um toque superior a Dizzie Gillespie, e que vê na música a razão da própria existência. Ele faz parte de uma trupe formada por outros três instrumentistas igualmente bons: Ziggy, Al e Jonesy. Gene é casado com Terry, fascinada por seu talento musical. A dedicação do marido, porém, logo a deixa em um plano secundário. Assim, a música, depois de atraí-los, é também o motivo para separá-los - solitária, Terry mergulha aos poucos no desequilíbrio e no alcoolismo. E Gene, cada vez mais fissurado pela música, desliga-se da própria vida. A história percorre um largo período, entre 1953 e 1985, e marca também o temor histórico sofrido pelos músicos que, com o surgimento do rock?n?rol, acreditavam que o jazz iria desaparecer. O elenco foi definido por audições e tem Sandra Corveloni, Alexandre Slaviero, Otávio Martins, Gabriela Durlo, Daniel Costa, Eric Lenatti e Luciano Schwab. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Side Man - Teatro Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153). Tel. (011) 3288-0136. Quinta e sexta, 21h30; sáb., 18h e 21h; dom., 18h. R$ 10/R$60. Até 01/08.

Tudo o que sabemos sobre:
teatroSide ManWarren Leight

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.