Estreia em SP novo espetáculo com texto de Jô Bilac

O público de São Paulo já descobriu Jô Bilac. Depois do sucesso de "Cachorro!", o dramaturgo carioca foi visto por aqui em "Rebu" - melodrama cômico de brilho incomum - e "Savana Glacial", atualmente em cartaz. Agora é chegada a hora de nossos criadores também se renderem ao talento do autor: "Limpe Todo o Sangue Antes Que Manche o Carpete" é a primeira montagem paulista de um texto de Bilac.

AE, Agência Estado

28 Abril 2011 | 10h31

Com estreia marcada para hoje, a peça carrega a assinatura de Eric Lenate - jovem diretor egresso do CPT de Antunes Filho. Seu enredo trata de jovens amorais, capazes de transcender quaisquer limites para "vencer na vida". E encontrou na concepção de Lenate uma versão na qual o exagero que caracteriza a dramaturgia de Bilac é levado à máxima potência. "Me aproximei da caricatura, exacerbando as características de cada um. Fiz o que fazem os caricaturistas, tentando com poucos traços já definir o caráter dos personagens", diz o diretor.

No cenário que lembra um labirinto, acompanha-se a agonia de Wilson, candidato que disputa uma vaga em uma grande empresa e parte no encalço de seu concorrente, Pierre. A temática do "sucesso a qualquer preço" também se espraia para o outro núcleo da trama. Wilson está noivo de Sabrina, enfermeira fria que cuida de uma velha doente e sonha com um apartamento de frente para o mar. Para ascender socialmente, planeja um golpe para o qual conquista a ajuda de Geda - jovem vulgar e inocente. "É a única que ainda não havia sido corrompida. Assistimos à sua corrupção", lembra Lenate.

Mesmo ao lidar com assunto tão na ordem do dia, Bilac não perde seu traço passional e, por isso mesmo, cômico. Em seus diálogos cortantes, o excesso costuma levar ao riso. Mas não necessariamente ao apaziguamento das feridas que abre. "É uma crueldade necessária. Sua obra não produz falsas esperanças", aponta o encenador. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Limpe Todo o Sangue Antes Que Manche o Carpete - Sesc Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245). Tel. (011) 3234-3000. 5ª e 6ª, 21h. R$ 10. Até 27/5.

Mais conteúdo sobre:
teatroJô BilacSesc

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.